A SKF do Brasil está trazendo ao País uma nova linha de rolamentos Explorer, utilizada em operações industriais. Segundo a empresa, o produto é mais leve, resistente e de longa vida útil, o que ajuda a reduzir as emissões de gases causadores de efeito e estoque de produtos, além de diminuir as despesas com energia e materiais lubrificantes. A tecnologia foi desenvolvida nos centros de Pesquisa & Desenvolvimento da companhia e apresentada ao público durante a Feira da Mecânica, no mês de maio deste ano.
O centro de Engenharia e Pesquisa da SKF também realizou testes de resistência com o rolamento Explorer em condições de contaminação e constatou que estes rolamentos apresentaram um desempenho superior aos rolamentos SKF Explorer produzidos em aço original. Com isso, a vida útil do novo rolamento quase duplicou. Além disso, como eles funcionam em temperaturas mais baixas, com mais suavidade e por mais tempo em relação aos rolamentos que não fazem parte da linha Explorer, é possível aumentar os intervalos de manutenção, a produtividade e rentabilidade.
Os rolamentos também contribuem para minimizar o impacto ambiental por meio da redução de custos, lubrificante e energia elétrica.