A Solenis, líder global na produção de especialidades químicas, está expandindo um programa de impacto social idealizado no Brasil para outros países da América Latina. O projeto “Cuidado Ativo” foi desenvolvido para estimular uma cultura de segurança entre crianças e adolescentes em escolas públicas e já atingiu cerca de 700 jovens desde a sua criação.
Lançado em 2022 na Escola Estadual Professor Napoleão de Carvalho Freire, no bairro de Indianópolis, na cidade de São Paulo, o “Cuidado Ativo” utiliza o engajamento de agentes escolares na elaboração de mapas de risco detalhados para ambientes como pátios, laboratórios e salas de aula.
A iniciativa consiste em 4 módulos de capacitação, que envolvem os agentes escolares e, a partir deste ano, os estudantes. Após cada etapa, há uma tarefa a ser realizada para a construção de um plano de segurança escolar, composto por um mapa de risco e um plano de ação para mitigá-los, o que inclui a retirada de objetos que podem machucar os alunos e protocolos para emergências.
O mais recente marco do projeto aconteceu na cidade de Embu das Artes, onde cerca de 25 adolescentes da instituição Acorde participaram de uma série de encontros voltados para o aprendizado prático de princípios de segurança e de identificação de riscos. Até o final de 2024, serão um total de cinco escolas atendidas pelo projeto e cerca de 700 crianças e adolescentes beneficiadas.
“Ao longo de quatro encontros, os jovens aprendem a identificar e mitigar riscos em diversos contextos, o que fortalece não apenas a conscientização sobre segurança, mas também a empatia e o cuidado com o outro”, explica Tauanne Paduim, Diretora de Recursos Humanos da América Latina da Solenis. “Agora estamos prontos para levar essa iniciativa transformadora para toda a América Latina.”
Após dois anos de atuação no Brasil a inciativa está com planos de expansão para a Argentina, México, Chile, Peru e Colômbia para o próximo ano. A ideia é replicar o conceito de conscientização a partir da segurança, mas adaptando a metodologia para cada país.
O pilar de Responsabilidade Social da Solenis
O Programa Cuidado Ativo faz parte de um robusto plano de responsabilidade social da Solenis que contempla três eixos de atuação.
O primeiro deles é individual e de curto prazo. A empresa oferece a todos os colaboradores da América Latina, sem exceção, dois dias livres por ano para que eles possam se dedicar a causas sociais de seu interesse, sem qualquer restrição.
De médio prazo, o segundo eixo é voltado a ações sociais voluntárias. Para viabilizá-las, a Solenis promoveu, entre os colaboradores, 12 líderes de investimento social de 11 localidades da América Latina. Cada um é responsável por organizar de três a quatro ações beneficentes, assim como definir as instituições locais que serão apoiadas. No total, 39 iniciativas serão colocadas em prática até o fim deste ano.
Já o terceiro eixo é de longo prazo e voltado ao ambiente educacional – onde entra o projeto “Cuidado Ativo”. Nesse eixo, a missão da companhia é a de estender o conceito de cuidado ativo às comunidades escolares. “Na Solenis acreditamos no poder transformador de nossas pessoas. Cada um de nossos colaboradores possui a capacidade de ajudar na construção de atividades que transpassam a organização e que tenham um impacto positivo na sociedade”, comenta Tauanne Paduim.
Além de atuar nesses três eixos, a Solenis realiza doações por meio de incentivos fiscais, Lei Rouanet, Lei do Esporte e aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nos últimos dois anos, mais de R$757 mil foram destinados às instituições beneficentes Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, Acorde Bioarte, Instituto Terra de Disseminação e Visão Positiva da Cegueira, Canto Cidadão e Instituto de Cultura Contemporânea.