A Suzano realizou na última terça-feira (9/4) a entrega dos certificados da nova turma do Programa Formare, em Três Lagoas. A cerimônia de formatura ocorreu no auditório da unidade, onde 18 jovens receberam o certificado de Operador(a) de Processo de Produção. Deste total, 50% (nove jovens) concluíram o programa já inseridos no mercado de trabalho, sendo parte deles absorvidos pela própria Suzano.
“É com muito orgulho que celebramos a conclusão de uma nova turma do Formare em Três Lagoas. A Suzano acredita que a Educação é o principal caminho para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao auxiliarmos na formação profissional desses jovens, estamos possibilitando que eles e elas cheguem à idade adulta com maiores chances de conseguirem boas colocações no mercado de trabalho”, destaca Eduardo Ferraz, gerente Executivo Industrial da Suzano.
Do total de alunas (os) formadas (os), 67% são mulheres, 65% são pessoas negras e 45% estão em situação de vulnerabilidade econômica, indicadores que vem ao encontro dos compromissos de longo prazo da companhia de promover a igualdade e equidade no mercado de trabalho e de redução das desigualdades sociais, com a remoção de pessoas da linha da pobreza.
Desenvolvido por meio de uma parceria entre Programa Voluntariar da Suzano e Fundação Iochpe, o Formare visa promover educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A Suzano é uma das empresas com maior número de Escolas Formare no Brasil, com formações nas unidades de Suzano (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS). Em Mato Grosso do Sul, foram duas turmas concluídas, totalizando 37 jovens formados. Deste total, 51% estão inseridos no mercado de trabalho, sendo dez deles (27%), atuando na própria Suzano.
Este é o caso de Lauren Beatriz Moura Mariano, de 19 anos. A jovem fez parte da turma do Formare do ano passado, depois de a mãe dela ler sobre o programa por meio das redes sociais. Ela recorda que, assim que iniciado o curso, soube que era o que queria para o seu futuro. “Quando entrei, eu soube que queria ser Suzano. Desde então, lutei durantes os meses do curso e recentemente surgiu a oportunidade de me tornar aprendiz”, completa. Lauren, que completará um mês na companhia neste mês, ainda ressalta a importância do programa para outros jovens.
“Programas como o Formare são de extrema importância já que ajudam a desenvolver quem os jovens são, os ajudam a ter novas perspectivas. Nele, o jovem se desenvolve por completo. Todas as áreas são influenciadas de forma positiva. Eu posso dizer o Formare mudou a minha vida”, finaliza a jovem.
Nova turma do Programa Formare
No dia 1º deste mês, teve início a terceira turma do Formare. Ao todo, são 20 jovens participando do programa, sendo 75% da turma composta por mulheres, 70% por pessoas negras e 45% em situação de vulnerabilidade socioeconômica (na linha da pobreza ou abaixo dela).
O curso tem duração média de oito meses. Neste período, os jovens recebem capacitação profissional com carga horária média de 1.200 horas (formação teórica e prática), bolsa auxílio, atendimento ambulatorial, alimentação, transporte, uniforme, material escolar e seguro de vida.