A UPM realizou em Londres, no dia 5 de setembro de 2024, seu Capital Markets Day com o tema “Da transformação ao crescimento”. O CEO, Massimo Reynaudo, e a equipe executiva apresentaram a nova fase de crescimento da empresa, com foco em materiais avançados, fibras renováveis e soluções de descarbonização. A unidade de celulose no Uruguai, resultado de um investimento de US$ 3,47 bilhões, foi um dos destaques como plataforma global para expandir a produção sustentável.
Nos últimos 15 anos, a UPM passou por uma transformação significativa, saindo do mercado tradicional de papel, em declínio na Europa, para se tornar uma fornecedora global de materiais avançados para mercados em crescimento. A empresa também alcançou reconhecimento por seu desempenho em sustentabilidade e entregou aos acionistas um retorno médio anual de 14%.
Agora, a UPM se prepara para acelerar o crescimento nos próximos cinco anos. A empresa está bem posicionada para expandir seu portfólio de negócios. Entre as soluções de descarbonização estão o foco em biocombustíveis, bioquímicos e energia livre de CO2. A divisão de papel gráfico continuará gerando forte fluxo de caixa.
Na área de fibras renováveis, a UPM planeja otimizar a produção e maximizar o potencial da sua plataforma de negócios no Uruguai, considerada de classe mundial. No segmento de materiais avançados, a empresa visa crescer em mercados sinérgicos e com alto potencial, enquanto, no campo da descarbonização, o lançamento do negócio de bioquímicos ainda este ano, junto com a ampliação da produção de biocombustíveis, posiciona a UPM como uma protagonista na transição energética.
Na ocasião, Massimo Reynaudo destacou o compromisso da empresa com uma alocação de capital disciplinada, buscando oportunidades com retornos atrativos, sustentadas por uma demanda crescente e vantagens competitivas estruturais. Além disso, a UPM mantém o compromisso com dividendos previsíveis e atrativos, que podem ser complementados com recompra de ações.
Por fim, Reynaudo ressaltou a posição de liderança da UPM em sustentabilidade, baseada em padrões globais reconhecidos e ações baseadas na ciência, com o objetivo de aumentar o impacto positivo social e ambiental da empresa.
Com dados da UPM