A UPM está planejando fechar permanentemente sua fábrica em Hürth, Alemanha, e uma máquina de papel na Nordland Papier, em Dörpen, Alemanha. Se concluídas conforme planejado, essas paralisações levarão a UPM a remover do mercado 330 mil toneladas anuais de capacidade de papel jornal e 280 mil toneladas anuais de capacidade de papel fino não revestido. Ambas as máquinas deverão interromper as operações até o final de 2024, o mais tardar. As máquinas de papel restantes da Nordland continuarão operando como antes.
A UPM anunciou que iniciaria imediatamente consultas com os representantes dos trabalhadores. O número de posições potencialmente afetadas pelos encerramentos foi estimado em 135 em Hürth e 210 em Dörpen. A UPM reconhecerá encargos de reestruturação relacionados de 113 milhões de euros nas suas finanças do segundo trimestre. A empresa espera que as ações planeadas reduzam os seus custos fixos anuais em 45 milhões de euros.
A UPM afirmou que tomou esta decisão devido ao declínio contínuo da procura de papel gráfico impulsionado pela digitalização. A empresa disse que a recessão na procura foi especialmente pronunciada no ano passado, acrescentando que não espera uma recuperação duradoura. Os encerramentos foram necessários para manter os custos competitivos e garantir a utilização eficiente e flexível dos seus restantes ativos de produção, concluiu a UPM.
A fábrica Nordland Papier em Dörpen pode produzir 1,2 milhão de toneladas por ano de papel fino revestido e não revestido e vários tipos de papéis especiais. Em 2019, a UPM converteu uma máquina de papel fino no local para produzir papel antiaderente. A fábrica Hürth produz exclusivamente papel jornal (padrão e heatset).
Você também poder querer ler:
ANDRITZ entrega a maior fábrica de celulose de linha única do mundo para a UPM
Ao longo dos últimos anos, a UPM encerrou uma quantidade significativa de capacidade de produção para se ajustar a uma queda na procura de papel para imprimir e escrever que já dura 18 anos. A empresa fechou ativos de papel para publicação, incluindo sua fábrica Plattling na Alemanha, que produzia cerca de 210.000 tpa de papel SC e cerca de 380.000 tpa de papel LWC, em novembro de 2023. Em junho passado, ela também fechou PM 6 (165.000 tpa) em sua fábrica de Schongau. , também localizada na Alemanha, que fabricava papel jornal e papel SC.
Ao mesmo tempo, o grupo vendeu a sua fábrica de Steyrermühl na Áustria (320.000 tpa de papel de jornal) à Heinzel para um projeto que converterá a unidade para fabricar papel para embalagens. Em setembro de 2021, a UPM fechou as portas de sua fábrica Shotton no Reino Unido (250.000 tpa de papel jornal) e vendeu-a para a Modern Karton, que também está transferindo capacidade para produção de papel para embalagens. Em 2020, a UPM removeu um total de mais de 720.000 toneladas anuais de papel de jornal e LWC/MWC ao fechar a sua fábrica de Kaipola, na Finlândia.
Fonte: EUWID