As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Valmet investe no mercado de mineração e anuncia participação na Exposibram 2024

Companhia reforça atuação no segmento minerador e amplia portfólio de tecidos filtrantes, válvulas e bombas

Como peça fundamental para o crescimento de diversas indústrias, a mineração no Brasil está atraindo cada vez mais investimentos e consolidando as empresas do setor. Segundo dados da Agência Nacional de Mineração, esse segmento é responsável por 4% do PIB nacional e fornece matérias-primas essenciais para indústrias como siderúrgicas, fertilizantes e petroquímicas. Além disso, um estudo recente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) confirmou a relevância econômica da mineração para o país, revelando que as mineradoras planejam investir US$ 64,5 bilhões no país entre 2024 e 2028. É importante destacar que a sustentabilidade será o foco central desses investimentos, com a indústria prevendo aumentar em 62,7% os recursos alocados para projetos socioambientais até 2028.

Notícia continua após o anúncio

A Valmet, líder global em desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para diversas indústrias, tem ampliado seu foco na mineração ao longo dos anos. A multinacional finlandesa, reconhecida pela sua expertise, consolidou-se como uma marca estabelecida e confiável no processamento de metais e aço. 

Reforçando seu objetivo de oferecer um portfólio amplo ao mercado, a Valmet disponibiliza uma gama completa de soluções e serviços, incluindo tecidos filtrantes, sistemas de automação, bombas e válvulas. A empresa oferece uma linha abrangente de válvulas e bombas, com as renomadas marcas Neles™, Jamesbury™ e Flowrox™. 

No campo da automação, a Valmet disponibiliza atuadores, chaves de fim de curso e posicionadores inteligentes que coletam dados de processo para otimizar a operação de bombas, válvulas e outros instrumentos. Essa tecnologia permite melhorias nos processo, resultando em economias de matéria-prima e energia. Além disso, auxilia no gerenciamento da manutenção, antecipando falhas com base em dados precisos e garantindo a melhor performance das válvulas. A manutenção preventiva, possibilitada por essa tecnologia, pode gerar economia de até 70% em comparação com a manutenção corretiva. Com essas ferramentas, os clientes têm a capacidade de monitorar o funcionamento das válvulas e as condições das malhas de controle, proporcionando uma avaliação detalhada do desempenho desses componentes em aplicações críticas. 

A tecnologia de filtragem tem sido amplamente utilizada nos processos de concentração há muito tempo, e recentemente, o setor também a tem aplicado no tratamento e na deposição de rejeitos. A Valmet apresenta um portfólio abrangente de soluções em tecidos filtrantes, projetados para atender às necessidades específicas dos processos em plantas de concentração nas indústrias de mineração e química. Estas soluções garantem confiabilidade na produção, economia de energia e redução dos custos de manutenção. 

Entre os produtos disponíveis, estão tecidos filtrantes para todos os tipos de filtros a vácuo ou pressão, como filtros de disco, filtros tambor, filtros esteira, filtros prensa verticais e horizontais, entre outros. A Valmet também dispõe de uma linha completa de soluções avançadas de filtragem, adequadas para diversas aplicações nas indústrias de mineração e química.

A companhia tem realizado investimentos significativos nos últimos anos para expandir seu market share, com foco especial no Brasil, um mercado altamente desenvolvido. Além de fortalecer a equipe de atendimento para se aproximar ainda mais dos clientes, aumentar o estoque de válvulas e peças de reposição, a Valmet está investindo na construção de uma nova unidade que triplicará a capacidade produtiva da planta Brasil (uma das nove unidades no mundo). Situada em Belo Horizonte (MG), a nova unidade fabrica desde os tecidos até o processo de confecção dos elementos filtrantes. O investimento, anunciado recentemente, está previsto para ser concluído até o primeiro trimestre de 2026. Com essa estratégia, a multinacional se posicionará de maneira ainda mais destacada no setor de mineração do Brasil. 

Valmet participará da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM) 2024

A Valmet estará presente na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2024, um dos eventos mais relevantes para o setor de mineração na América Latina, organizado anualmente pelo Ibram. O evento reúne as principais companhias mineradoras nacionais e internacionais, fornecedores de equipamentos e serviços, instituições de pesquisa e universidades, além de renomados executivos e especialistas para discutir questões cruciais da indústria mineral. A edição de 2024 será realizada entre os dias 9 e 12 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte (MG). A programação completa e informações sobre o credenciamento estão disponíveis no site oficial do evento.

A Valmer apresentará suas soluções para o mercado de mineração e metais no estande Y55, localizado no Foyer.

Últimas Notícias

Relatório anual da Ibá 2024 confirma setor como potência econômica ambiental e social do Brasil

Às vésperas do Dia da Árvore, entidade divulga levantamento que mostra importância das árvores cultivadas para o combate às mudanças climáticas

Suzano e CI se unem para promover a restauração e conservação de biomas brasileiros

Suzano e CI irão somar esforços para alavancar a conservação de biodiversidade, a restauração de ecossistemas, entre outros

Decreto garante depreciação acelerada para máquinas e reduz tributos para o setor de árvores cultivadas

O setor de árvores cultivadas foi contemplado com a maior quota de depreciação, distribuídos entre os fabricantes de produtos de madeira, celulose e papel

Branded Contents

Himasa inova no mercado com lançamento de nova linha de papel kraft monolúcido

A Himasa destaca com orgulho sua parceria estratégica com a Siderquímica, fornecedora de produtos químicos essenciais para a produção do novo papel

Dorf Ketal apresenta inovação em evaporação de licor negro

O processo de evaporação visa aumentar o teor de sólidos do licor negro de 15-17% para 75-80%, permitindo sua queima eficaz nas caldeiras de recuperação

Destaques Tecnológicos – Julho

Destaques tecnológicos do setor: Solenis e Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades