A Voith, por meio da divisão Voith Turbo – líder mundial em soluções para transmissão de potência – iniciou o fornecimento de 12 variadores de ve¬locidade, do tipo S, para o Projeto Puma, da Klabin. A entrega dos equipamentos começou em março deste ano e foi finalizada em junho.
Os contratos foram assinados com as empresas CBC AS e KSB Bombas Hidráulicas, que farão a integração dos variadores com os ventiladores e bombas de alimentação de caldeira, respectivamente, para depois forne¬cer os conjuntos à Klabin.
O diretor de Óleo e Gás da América do Sul da Voith, Jorge Jappur, explica que o investimento inicial reduzido, quando comparado com soluções ele¬trônicas, é umas das vantagens da solução. “Com uma instalação simples e necessidade de poucos periféricos, o variador traz grandes vantagens econômicas na implantação do projeto”, conta o executivo, ao afirmar que a estrutura de serviços da companhia no Brasil proporciona ainda mais segurança para o cliente ao lidar com imprevistos.
Os variadores de velocidade são componentes indispensáveis para a ope¬ração da fábrica, já que o processo de produção de celulose demanda grandes quantidades de vapor, não somente para o processo em si, mas também para a geração de energia elétrica. “Como a demanda de vapor dentro da fábrica varia de acordo com diversas condições, a necessidade de injeção de água nas caldeiras, bem como a exaustão dos gases pro-duzidos durante este processo, variam de forma considerável. Com isso, a forma mais eficiente para fazer a variação de vazões em ventiladores e bombas centrífugas é o controle de rotação”, conclui.
Fonte: Voith Turbo