As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Veracel apoia os Jogos Indígenas Pataxó

Os eventos acontecem na Aldeia Novos Guerreiros, em Porto Seguro, e na comunidade indígena de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália, ambos na região da Costa do Descobrimento, na Bahia.

Esta semana será marcada pela expressão da identidade cultural e do orgulho das comunidades indígenas da região Sul da Bahia. Na segunda-feira (15), foi iniciada a X Edição dos Jogos Indígenas Pataxó, na Aldeia Novos Guerreiros, em Porto Seguro, e, assim que a edição for encerrada, na quarta-feira (17), terá início a XVII Edição dos Jogos Indígenas Pataxó de Coroa Vermelha, que será realizada até o próximo sábado (20). A Veracel, indústria de celulose com operação na região, é apoiadora de ambos os eventos.

Notícia continua após o anúncio

Os Jogos, que são reconhecidos como momentos importantes para a afirmação cultural dos indígenas da região, reúnem representantes de oito etnias indígenas da Bahia e envolvem mais de 800 atletas. Arco e flecha, arremesso de takape, luta corporal, zarabatana, corrida rústica de dois quilômetros, corrida de maraká, canoagem, natação, corrida com tora, futebol e cabo de guerra serão as atividades esportivas disputadas na competição.

“A Bahia tem uma das maiores populações indígenas do Nordeste, e os Jogos Indígenas marcam a valorização de nossa cultura, além de fortalecer os laços entre as aldeias, ampliar a solidariedade étnica e de transmitir e facilitar a apropriação de práticas culturais fundamentais para a afirmação da identidade indígena, como o arco e flecha e a corrida de tora”, destaca Zeca Pataxó, cacique de Coroa Vermelha.

“Os Jogos não apenas celebram as habilidades esportivas dos participantes e identificam novos talentos, mas também promovem a afirmação da cultura Pataxó e a preservação de tradições milenares, enquanto celebramos, difundimos e preservamos nossas manifestações culturais milenares”, ressalta Juari Pataxó, presidente do Instituto Pataxó de Etnoturismo da Reserva da Jaqueira.

Ao longo dos últimos 15 anos, a Veracel Celulose tem desempenhado um papel fundamental no apoio aos Jogos Indígenas Pataxó, inicialmente com o apoio para os Jogos da Aldeia de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália e, posteriormente, estendendo seu apoio também para os Jogos da Aldeia Novos Guerreiros, de Porto Seguro. A companhia também apoia a realização do Aragwaksã, o mais importante festival da comunidade indígena Pataxó, desde sua primeira edição, há 25 anos.

“Apoiar os Jogos é uma forma de demonstrarmos o compromisso da Veracel com a preservação e a promoção da cultura indígena em nossa região, além de comprovar a importância de valorizar e respeitar as tradições dos povos originários do nosso país”, ressalta Alexandre Campbel, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Veracel.

Dentro de seu compromisso com a valorização da cultura dos povos originários — há 34 comunidades indígenas na área de atuação da empresa –, a companhia tem dedicado esforços para fortalecer a educação nas comunidades indígenas, por meio de investimentos em infraestrutura e de doações de materiais educacionais no início de cada ano letivo. Apenas em 2024, a empresa doou kits escolares para 5,4 mil alunos e professores da rede de ensino pública das comunidades indígenas da região.

Fonte: Veracel

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades