Como pioneira no desenvolvimento de fábricas de papel autônomas, a Voith vem consolidando sua posição nos últimos anos e traçando o caminho para um futuro digitalizado e conectado da produção de papel. Agora, com o lançamento de seu ecossistema MillOne, a empresa dá o próximo passo fundamental em direção à fábrica de papel totalmente autônoma.
A nova plataforma integra todos os sistemas relevantes, otimiza os processos em tempo real e possibilita a conexão inteligente entre todas as etapas de produção. Com o MillOne, a Voith estabelece as bases para uma produção de papel mais eficiente, sustentável e econômica.
O MillOne é baseado no estudo de referência da Voith, o Papermaking Vision, e em seu novo conceito de UX/UI (experiência e interface do usuário). “O know-how que aplicamos neste projeto é imenso, furto de anos e anos de desenvolvimento e pesquisa”, relembra Ulf Grohmann. “Um dos grandes desafios foi transformar todos os sistemas e dados complexos em uma plataforma clara e de fácil utilização. Para atingir esse objetivo, conversamos com diversos clientes.”
Outro recurso exclusivo do ecossistema MillOne é sua estrutura modular. A implementação pode ser iniciada independentemente do nível de automação e das soluções digitais já existentes. Além disso, o MillOne está pronto para ser comissionado imediatamente.
Especialistas da Voith Paper já implementaram com sucesso o MillOne em clientes pioneiros. Um desses clientes resumiu a experiência: “Isso é um verdadeiro divisor de águas. O MillOne transformará permanentemente a forma como administramos nossa produção.”
Outro cliente complementa: “Estamos muito satisfeitos com o MillOne. Nunca vi uma aplicação tão integrada e consistente. A ferramenta reúne tudo o que precisamos: coleta e armazenamento de todos os dados operacionais, uso de várias ferramentas e configurações otimizadas.”
Todas as aplicações em um só lugar para as fábricas de papel autônomas
A escassez de mão de obra qualificada, as maiores exigências de sustentabilidade e o aumento dos custos de produção: há anos, o setor papeleiro vem enfrentando desafios crescentes. O MillOne considera todos esses aspectos e viabiliza uma automação holística e orientada por dados. Isso torna a solução única no mercado. Todas as aplicações digitais e dados de produção ficam centralizados em um único ambiente.
A nova plataforma oferece vantagens significativas para os operadores, permitindo uma nova forma de trabalhar com dados, mais construtiva. Todas as informações necessárias para navegar e organizar a produção estão disponíveis em tempo real em um painel de controle e podem ser discutidas imediatamente ou usadas para iniciar intervenções, quando necessárias.
Dessa forma, uma única equipe de operação pode controlar várias máquinas simultaneamente, enquanto o sistema mantém o controle de tudo e tira suas próprias conclusões de forma inteligente. Graças à interligação das aplicações, as possíveis falhas podem ser identificadas antecipadamente, por meio de análises preditivas e eliminadas.
“O MillOne é muito mais do que uma plataforma convencional – ele representa todo o ambiente digital de uma fábrica de papel, inclusive com o cronograma completo, desde o início ao fim de cada turno”, diz com orgulho Ulf Grohmann, Diretor de Gerenciamento de Produtos de Automação da Voith Paper.
Operações orientadas por dados
O MillOne oferece um nível inédito de integração e consistência em termos de uso e aproveitamento de dados. Todas as informações operacionais relevantes são agregadas e analisadas de forma centralizada. Isso permite paradas não planejadas e otimiza o consumo de recursos.
Graças à sincronização contínua, a manutenção dos dados só precisa ser realizada uma vez, e todas as aplicações digitais passam a ter acesso às informações atualizadas em tempo real. Isso torna o uso de dados mais eficiente, significativamente mais transparente e amigável.
Maior eficiência e produtividade
Por meio do uso inteligente da IA (inteligência artificial), o MillOne promove um avanço significativo na eficiência e na produtividade da produção de papel. As opções de acesso remoto e análise produtiva de dados permitem turnos não tripulados, aliviando a carga de trabalho.
Além disso, o MillOne possibilita a implementação de processos orientados por dados e modelos de interação multimodal que introduzem, por exemplo, a realidade aumentada (AR) – uma ferramenta prática para colaboração, transferência de conhecimento e treinamento. Assim, o MillOne se consolida como um catalisador da produção automatizada voltada para o futuro, em que pessoas e máquina atuam em perfeita sinergia.