As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

4 tendências que vão transformar o mercado de papel tissue até 2030

O mercado de papel tissue no segmento B2B, que abastece hospitais, indústrias, escritórios e estabelecimentos de alimentação, está em plena transformação. Impulsionado pela pressão por eficiência operacional, exigências de sustentabilidade e inovações tecnológicas, o setor vive uma onda de mudanças que promete redefinir o consumo e a gestão de materiais de higiene nos próximos anos.

Dados de mercado indicam que a sustentabilidade e a eficiência no uso de recursos já são fatores determinantes nas decisões de compra empresariais. Segundo o mais recente International Business Report (IBR), relatório divulgado pela Grant Thornton, o investimento em iniciativas sustentáveis é prioridade para 71% das empresas brasileiras de médio porte.

“Cada vez mais, o mercado exige produtos que combinem alta performance, sustentabilidade e inteligência logística”, afirma Rafael Rieper, diretor executivo da Ripz, fabricante nacional de papel tissue que se destaca pelo uso exclusivo de celulose certificada FSC (Forest Stewardship Council) e forte aposta em energia limpa, com 80% de sua matriz energética proveniente de geração solar.

Notícia continua após o anúncio

Confira 4 tendências apontadas pelo especialista que devem guiar o futuro do tissue no B2B:

  1. Tissue de alta performance e menor consumo

    Empresas estão migrando para produtos que oferecem maior absorção e resistência, com o objetivo de reduzir o consumo por utilização. Linhas de folha dupla ou quadrupla, tecnologias de fibras mais resistentes e sistemas de dispensers inteligentes são algumas das estratégias para reduzir custos e otimizar recursos.

    2. Sustentabilidade como requisito, não mais como diferencial

      O uso de papel certificado (como FSC®), fibras recicladas e processos de produção que economizam água e energia tornou-se mandatório. Marcas que não conseguirem comprovar práticas sustentáveis tendem a ser preteridas em concorrências de fornecimento, especialmente por grandes grupos que possuem metas públicas de ESG.

      3. Digitalização da gestão de higiene

        Sistemas de gestão de facilities cada vez mais adotam sensores, IoT e inteligência artificial para monitorar o consumo de insumos de higiene em tempo real. Essa digitalização permite prever demandas, reduzir desperdícios e evitar rupturas de estoque, otimizando toda a cadeia de suprimentos.

        4. Pressão para a regionalização da produção

          Com o aumento dos riscos logísticos globais e a volatilidade cambial, empresas estão priorizando fornecedores com capacidade produtiva local ou regional, reduzindo dependência de importações e riscos de atraso ou escassez.

          Leia também:

          ABTCP prepara 57.º Congresso Internacional de Celulose e Papel

          Smurfit Westrock antecipa parada geral da planta de Três Barras

          Klabin reforça resiliência e distribui R$ 279 milhões em dividendos no 1T25

          Fonte: RIPZ

          Últimas Notícias

          Tarifaço: os possíveis impactos da decisão de Donald Trump para o setor de celulose no Brasil

          Especialistas explicam os efeitos que a tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros pode gerar para o comércio exterior do Brasil

          Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

          No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

          Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

          Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

          Branded Contents

          SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

          Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

          ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

          ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

          BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

          Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

          Compartilhar

          Newsletter

          Mantenha-se Atualizado!

          Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades