As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

AkzoNobel reutiliza resíduos industriais para fabricar tinta

A AkzoNobel está utilizando resíduos industriais no Brasil como matéria-prima mais sustentável para a fabricação de tintas

Quase um terço do total de resíduos gerados durante o tratamento de efluentes industriais na planta de Mauá, em São Paulo, é destinado à fabricação da tinta Coral Pinta Piso para pisos. Além de ajudar a eliminar o descarte em aterros, também contribui para a preservação dos recursos naturais.

Notícia continua após o anúncio

“Esta é uma iniciativa fantástica que desempenhará um papel importante em nos ajudar a atingir nossa ambição de utilizar 100% de materiais circulares em nossas próprias operações até 2030”, diz Wijnand Bruinsma, Diretor de Sustentabilidade da AkzoNobel.

“Somente em 2024, a iniciativa contribuiu para a redução de cerca de 272 toneladas de emissões de CO2 – equivalente à quantidade produzida por quase 400 carros ao longo de um ano*.”

Na instalação da AkzoNobel em Mauá, São Paulo, a estação de tratamento de efluentes industriais (mostrada à direita) permite que os resíduos industriais sejam reutilizados como matéria-prima mais sustentável para a fabricação de tintas.

O resíduo industrial é o desperdício formado após o tratamento de águas residuais industriais. Atualmente, cerca de 30% do total de resíduos tratados em Mauá (que estão livres de esgoto sanitário ou biológico) é utilizado para formular a linha de tintas Coral Pinta Piso. Após o processo de controle de qualidade, qualquer resíduo não adequado para o produto é transformado em briquetes para recuperação de energia.

Embora a legislação permita que o efluente líquido do local seja tratado e descartado em um curso d’água, a AkzoNobel investiu na estação de tratamento nos últimos anos, o que permite que 100% da água tratada seja reutilizada em processos e produtos.

A Coral Pinta Piso é indicada para áreas com grande fluxo de pessoas, tanto internas quanto externas. Ela faz parte de um segmento que viu um aumento de 8,5% em sua participação no mercado de tintas em 2024, de acordo com dados recentes da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas).

Além do Brasil, o produto é vendido em vários outros países, incluindo Bolívia, Paraguai e Suriname.

O local de Mauá está estrategicamente localizado dentro de uma grande área da floresta amazônica brasileira, conhecida como a Reserva Tangará. Desde 2007, a empresa tem restaurado 70 hectares da reserva para a vegetação nativa, com o objetivo de proteger o frágil ecossistema.

*Assumindo que os carros dirigem uma média de 20 km por dia. Fonte: Programa Brasileiro de Rotulagem Veicular, publicado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Fonte: AkzoNobel

Últimas Notícias

Tecnologia, segurança e capacitação marcam o 12.º Seminário de Automação da Universidade Setorial ABTCP

Evento de automação reuniu especialistas para debater os desafios da convergência OT-TI, cibersegurança, inteligência artificial e sistemas autônomos no setor

Microsoft e Suzano desenvolvem solução para impulsionar eficiência industrial com IA generativa

Integrada ao Microsoft Teams, a solução de IA generativa fornece informações imediatas, agiliza decisões e otimiza o trabalho de áreas de operações e engenharia

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades