As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

     

    Indústria Florestal Reaproveita Quase 100% Dos Resíduos

    Indústria florestal reaproveita quase 100% dos resíduos gerados
    Busca constante pela eficiência energética otimiza uso de subprodutos
    A indústria brasileira de árvores plantadas para fins industriais manteve o alto índice de reaproveitamento de resíduos sólidos gerados em suas atividades com a reutilização de quase 100% segundo levantamentos da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)e Poÿry, presentes no Relatório Anual da associação.
    O setor de árvores plantadas gerou 46,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos no último ano, sendo que 33 milhões desse total vieram das atividades florestais, com reaproveitamento de 99,7% – os galhos, cascas e folhas permanecem no campo para proteção e fertilização do solo e os demais, 0,3%, entre óleos, graxas e embalagens de agroquímicos, são encaminhados de forma a atender aos critérios legais até a sua destinação final.
    Na área industrial, foram 13,8 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 65,9% foram destinados à geração de energia por meio da queima em caldeiras, que formam vapor e, eventualmente, energia elétrica para o processo produtivo, eliminando a utilização de combustível fóssil.
    “Uma das grandes preocupações do setor de árvores plantadas é ampliar a eficiência energética dos processos e adotar fontes renováveis para geração de energia. Dentro desse objetivo, as empresas do setor utilizam quase que exclusivamente subprodutos de seus processos”, explica Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Ibá.
    Além disso, aproximadamente 24,6% dos resíduos – decorrentes, principalmente, da produção de cavacos, serragem e aparas de papel – foram reutilizados como matéria-prima por outras empresas do setor. Lama de cal e cinza de caldeira, por exemplo, representam 5,8% dos resíduos gerados pela atividade e foram reaproveitados por outros como matéria-prima para cimento e óleo combustível reciclado. O restante é encaminhado para aterros industriais, atendendo aos critérios legais.
    Essas e outras informações sobre as ações socioambientais do setor de árvores plantadas para fins industriais podem ser encontradas no Relatório Ibá 2016, disponível aqui.
    Fonte: Ibá

    Últimas Notícias

    Irani encerra 2023 com lucro líquido de R$ 383 milhões

    A Irani apresentou lucro líquido de R 383 milhões em 2023. No período, a receita líquida foi de R$ 1,594 bilhão (- 5,5% que 2022), impactado por redução de volume e preços dos segmentos Papel para Embalagens e Resinas Sustentáveis.

    Primeira casa 3D impressa com produtos florestais reciclados

    A Bio House 3D é um projeto de instituições de ensino americanas que utilizaram produtos florestais reciclados para imprimir uma casa em apenas 12 horas

    Redução de quase 77% no consumo de água na MD Papéis

    A MD Papéis, empresa situada em Limeira (SP), reduziu em 76,9% seu consumo de água em 13 anos, adotando reuso no processo produtivo.

    Branded Contents

    Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

    Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

    Wana transformando inovação em solução

    A WANA é uma empresa 100% nacional com mais de 20 anos de atuação, especialista na produção de aditivos químicos poliméricos para diversos mercados,...

    Valmet e Suzano investem em inovação e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria

    Suzano e Valmet celebram uma década de parceria em Imperatriz, MA, marcada por avanços tecnológicos e sustentabilidade na produção de celulose

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades