A Ambipar, líder global em soluções ambientais, venceu o “Innovation Awards”, prêmio concedido pela International Corporate Citizenship Conference, da Boston College (EUA), em reconhecimento a inovações baseadas em pesquisas com impactos reais nos âmbitos social, ambiental e econômico.
Concorrendo com mais de 50 projetos, a Ambipar venceu a categoria “Eco-Inovador”, pela tecnologia das biocápsulas sustentáveis, desenvolvidas a partir de sobras de colágeno da indústria farmacêutica junto com o Ecosolo, condicionador de solo feito com resíduos orgânicos de papel e celulose. A empresa de soluções ambientais desenvolveu as cápsulas biodegradáveis em sua unidade de pesquisa e desenvolvimento, no interior de São Paulo.
O prêmio foi entregue durante a 40ª Conferência Internacional de Cidadania Corporativa, em Washington, com a participação de 400 instituições e contou com a presença do diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar, Gabriel Estevam.
“As biocápsulas sustentáveis e os dispersores para semeadura de drones foram criados em 2021 e utilizados na restauração de mais de 200 hectares de área verde em São Sebastião, litoral paulista, degradada pelas chuvas de fevereiro de 2023. O projeto, em parceria com o Instituto Conservação Costeira (ICC), Atlântica Consultoria Ambiental, Fundação Florestal e Cetesb, órgãos do governo do estado de São Paulo, viabilizou a semeadura de plantas da região com as biocápsulas e o uso de drones”, diz Estevam. A tecnologia será aplicada também em novas áreas degradadas na Colômbia, no bioma Amazônico, a partir deste ano.
Fonte>Ambipar