As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Metodologia para avaliação de resíduos de casca em toras descascadas de eucalipto em campo

Avaliação dos resíduos de casca em toras de eucalipto descascadas, destacando seus impactos na produção de polpa celulósica e no processo industrial.

RESUMO – A madeira é um insumo que deve ser muito bem-preparado para o abastecimento da indústria de polpa celulósica, e a sua casca é indesejável e considerada contaminante no processo e, por isso, deve ser descascada. Entretanto, mesmo após o descascamento, resíduos de casca são observados nas toras descascadas e provocam impactos no processo industrial como aumento do consumo de reagentes químicos no cozimento e sujidade no branqueamento.

Notícia continua após o anúncio

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma metodologia de medição direta da casca total, casca aderida e casca solta em toras descascadas de eucalipto. Para determinação do teor de cascas, foram selecionadas cinco toras representativas de dois clones de eucalipto e feitas as coletas da casca solta (extraída apenas com as mãos) e da casca aderida (removida apenas com auxílio de ferramenta – facão). O teor de casca total foi determinado pela soma da casca solta e aderida, e expressa em porcentagem com base no peso de cada tora.

Para determinação da massa da tora, foi calculado o volume de cada tora e coletados dois discos de madeira, um em cada extremidade, para determinação da densidade básica da madeira (TAPPI T 258 om-02) e conversão do seu volume em massa. Pelos resultados, o teor de casca total variou de 1,5% no clone I a 0,5% no clone II. O clone I apresentou maior teor de casca aderida (1,0%) e menor teor de casca solta (0,5%), valores inferiores aos observados no clone II (casca solta de 0,1% e casca aderida de 0,4%).

Em ambos os clones foram observados elevados coeficientes de variação no teor de casca total entre toras (67% no clone I e 100% no clone II), existindo toras de eucalipto com nenhum fragmento de casca e clones com até 2,5% de casca total (1,9% de casca solta e 0,6% de casca aderida). Esses resultados indicam a necessidade da avaliação rigorosa dos resíduos de casca em toras de eucalipto descascadas para produção de polpa celulósica, devido aos impactos causados por esses resíduos no cozimento e no branqueamento.

Palavras-chave: qualidade, casca aderida, casca solta, polpa celulósica

REFERÊNCIA: O PAPEL vol. 85, N.o 12, pp. 71 – 76 – DEZ 2024

Autores:

Natielly Cristine Gomes de Medeiros1
, Dalton Longue Júnior1
, Fernando José Borges Gomes2
, Anne Carolini Luiz 3,
Tatiana Aquino Andrade3
, Aryel Souza Santos3
1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Brasil.
2 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Brasil
3 Veracel Celulose S.A. Brasil

Autor correspondente: Dalton Longue Júnior, Vitória da Conquista, 45031-900, Brasil.
Fone: +55-77-98815 8711. e-mail: [email protected].

Últimas Notícias

MD Papéis comemora 80 anos

Fabricante de papelcartão, situada em Limeira-SP, celebra conquistas da trajetória e projeta novos avanços pautados por sustentabilidade

Setor químico anuncia investimentos de R$ 759,3 milhões

Anúncio foi realizado em evento promovido pela Abiquim

Embaixador André Corrêa do Lago é escolhido presidente da COP 30

André Corrêa do Lago é nomeado presidente da COP 30, que será realizada em Belém em 2025, destacando o papel do Brasil na agenda climática global

Branded Contents

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Expositores ABTCP 2024 em Destaque

Descubra as soluções inovadoras dos expositores ABTCP 2024 e suas contribuições para a indústria

VEOLIA possui soluções inovadoras e sustentáveis para a Indústria de Papel e Celulose

Com mais de 17 mil colaboradores globalmente, a Veolia Water Technologies resolve os mais complexos desafios relacionados com a sustentabilidade da água

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades