As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

     

    Bracell e Conservação Internacional inovam na análise de paisagens sustentáveis

    O projeto se destaca por compilar e disponibilizar um conjunto de indicadores que visa influenciar a gestão da paisagem

    A Bracell envolvendo diversos agentes comprometidos com a conservação ambiental, onde apresentou seu “Projeto Gestão Integrada de Paisagens: geoinformação para tomada de decisão no território de atuação da Bracell”. Diante do interesse da companhia em ampliar suas ações de conservação e restauração de paisagens, divulgadas amplamente no último mês, com o lançamento das metas do Bracell 2030, a empresa buscou aliados e uniu esforços com a Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil).

    Notícia continua após o anúncio

    A reunião foi liderada pela Bracell, em colaboração com a APA (Área de Proteção Ambiental) Estadual Rio Batalha e o Jardim Botânico de Bauru. Estavam presentes representantes do conselho da APA e também outros atores-chave da região, como a Unesp, Viva Batalha e Dexco.

    “Trabalhar com grandes players como a Bracell é importante porque ela está estabelecendo seus compromissos com acordos globais. O compromisso vai além do código florestal e os benefícios são evidentes, tanto sobre os aspectos dos serviços ambientais, como também em termos de renda e de melhoria da qualidade de vida às comunidades [pessoas]”, destacou o diretor de gestão de conhecimento da Conservação Internacional, Bruno Henrique Coutinho.

    O projeto se destaca por compilar e disponibilizar um conjunto de indicadores que visa influenciar a gestão da paisagem, permitindo análises em níveis municipal, de bacias e microbacias hidrográficas e áreas de preservação ambiental, com foco em três eixos principais: conservação, restauração e, uso e ocupação do solo.

    “Os resultados desse projeto vão além de uma ampla base de dados. É uma plataforma compartilhada que visa auxiliar diretamente a gestão do território. O seu principal propósito é criar direcionamentos claros para otimizar os recursos disponíveis, permitindo-nos aprimorar e melhorar significativamente as condições ambientais de nossas paisagens”, destacou João Augusti, Gerente de Sustentabilidade da Bracell.

    Após a apresentação do projeto, a reunião prosseguiu com a exposição do plano de manejo da APA Estadual Rio Batalha e do Plano Municipal da Mata Atlântica e Cerrado de Bauru.

    Na segunda parte do encontro, os participantes visitaram duas fazendas dentro do limite da APA do Rio Batalha, destacando casos de sucesso de restauração florestal. Uma dessas áreas, com três anos de implantação pela equipe do Jardim Botânico, serviu como exemplo de empenho e cuidado na preservação ambiental, abrigando espécies raras e ameaçadas – parte das mudas utilizadas no projeto foram produzidas a partir da coleta de sementes de matrizes de um fragmento florestal conservado sob gestão da Bracell.

    Nesse aspecto, o projeto apresentado pela Bracell e a Conservação Internacional pode desempenhar um papel crucial no apoio a iniciativas de restauração de áreas de preservação ambiental, trazendo ganhos imediatos para a biodiversidade e recursos hídricos. “A entrega desse projeto da Bracell é super importante, porque esses diagnósticos direcionam os planejamentos de recuperação de áreas de uma forma complementar concisa, muito mais assertiva”, avaliou o gestor do Jardim Botânico de Bauru, Luiz Carlos de Almeida Neto.

    Para a gestora da APA Rio Batalha, a engenheira florestal Claudia Reis, o evento evidenciou a necessidade de ações ambientais. “É preciso intensificar a conservação e a adoção de boas práticas silviculturais, agrícolas e, principalmente, a restauração das matas ciliares da bacia hidrográfica. O início do diálogo, reunindo muitas instituições regionais, me deixou com a esperança de que teremos êxito neste trabalho coletivo”, ressaltou a gestora.

    Fonte: Bracell

    Últimas Notícias

    Klabin aprova R$ 192 milhões em dividendos

    A Klabin comunicou ao mercado a distribuição e pagamento de dividendos no valor de R$ 192 milhões aos seus acionistas, aprovado em Reunião do...

    Celulose é solução para um carnaval mais sustentável

    Abram alas para a celulose proporcionar um carnaval mais sustentável, sendo uma alternativa biodegradável para ser aplicada em produtos destinados a festa mais tradicional da cultura brasileira

    Portocel iniciará movimentação de fertilizantes em conjunto com a Adufértil

    A expectativa é movimentar pelo Portocel entre 120 mil e 180 mil toneladas/ano de fertilizantes. Entre os clientes estão a Suzano e outros players do segmento

    Branded Contents

    Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

    Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

    Wana transformando inovação em solução

    A WANA é uma empresa 100% nacional com mais de 20 anos de atuação, especialista na produção de aditivos químicos poliméricos para diversos mercados,...

    Valmet e Suzano investem em inovação e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria

    Suzano e Valmet celebram uma década de parceria em Imperatriz, MA, marcada por avanços tecnológicos e sustentabilidade na produção de celulose

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades