Líder global na produção de celulose solúvel, a Bracell celebra os marcos e as conquistas da trajetória de 21 anos no Brasil. As duas décadas de presença no País somam investimentos de mais de US$ 6,5 bilhões e resultam em uma atuação competitiva e diversificada. “Em 2003, a empresa deu início às operações no Brasil a partir da aquisição da Bahia Specialty Cellulose (BSC) e da Copener Florestal, na Bahia. Em 2018, expandimos nossa operação com a aquisição da Lwarcel Celulose, em São Paulo. Já em 2021, inauguramos a fábrica em Lençóis Paulista-SP, considerada a maior e mais verde do mundo, com uma capacidade produtiva de 1,5 milhões de toneladas/ano de celulose solúvel e até 3 milhões de toneladas/ano de celulose kraft. No ano passado, realizamos a entrada no mercado de papel tissue por meio da aquisição da OL Papéis, no Nordeste. No primeiro semestre deste ano, parte da nova fábrica de tissue, em Lençóis Paulista, entrou em operação – quando totalmente pronta, sua capacidade de produção anual poderá ser de até 240 mil toneladas. Ainda em 2024, teremos a expansão do Terminal Portuário de Santos-SP”, resume Luiz Dutra, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Bracell, sobre os mais de 20 anos de crescimento da companhia.
A Bracell faz parte do Grupo RGE, que reúne mais de 80 mil colaboradores ao redor do mundo, e acredita na criação de valor compartilhado em toda a sua atuação. Com uma produção integrada, a Bracell possui operações florestais nos estados de São Paulo, Bahia e Sergipe, todas com foco em melhoria contínua e no desenvolvimento sustentável. “Na Bracell, o objetivo do manejo florestal é abastecer as unidades industriais com madeira de eucalipto de alta qualidade a um custo competitivo e, ao mesmo tempo, zelar pelos aspectos sociais e ambientais de sua área de influência. Utilizamos as melhores práticas de conservação do solo, proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos”, pontua Mauro Quirino, head Florestal da Bracell.
De acordo com o executivo, para que possa manejar as florestas com as mais modernas abordagens e tecnologias, a Bracell conta com programas e ações desenvolvidas em universidades, instituições de pesquisa e com outras empresas do setor que contribuem com o estabelecimento das práticas de manejo florestal sustentável. “Assim como a nossa atuação em todo o País, nosso plantio de eucalipto segue em expansão. Iniciamos as operações florestais em 2003, na Bahia, e, em 2018, em São Paulo, atuando desde 2022 em Sergipe, gerando emprego e renda nessas regiões e contribuindo com o desenvolvimento econômico”, recorda Quirino.