Neste sábado, 10 de agosto, a Bracell marcará um novo capítulo em sua história com a apresentação do documentário “Desafios da Engenharia: a Fábrica do Futuro”, em rede nacional. Lançado em novembro de 2023 no Discovery Channel e, posteriormente, no canal de streaming Discovery+, essa produção audiovisual agora será transmitida em sinal aberto pela TV Cultura, às 22h, ampliando ainda mais seu alcance. A produção narra a jornada do ambicioso Projeto Star, que culminou na construção da maior e mais verde fábrica de celulose do mundo, a Bracell, em Lençóis Paulista, inaugurada em 2021.
O anúncio foi realizado hoje (06), durante um evento da empresa para convidados, com exibição do documentário e lançamento oficial do livro também sobre o Projeto Star, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo-SP.
Na ocasião, Praveen Singhavi, presidente da Bracell, expressou seu orgulho em relação ao projeto. “O documentário simboliza a superação de todos os desafios do Projeto Star, que foi entregue dentro do prazo e do orçamento estimados e, especialmente, por ter sido realizado durante a pandemia. O Brasil construiu o maior e mais verde complexo de celulose do mundo em Lençóis Paulista, e este projeto, hoje, se tornou uma realidade”, declarou Singhavi.
“Desafios da Engenharia: a Fábrica do Futuro” não apenas documenta a construção de uma fábrica, mas também traz à tona as histórias pessoais por trás do projeto. Frederico Bastos, gerente de Mídias Digitais e Sociais da Bracell e envolvido diretamente com a ideia e a execução do documentário, compartilhou suas partes favoritas: “O que mais me emociona são os personagens reais que participaram dessa jornada. Temos a nossa assistente de viveiro, Mizaeli, que hoje já se tornou técnica; o Osmar, um profissional que trabalhou na antiga fábrica e hoje faz parte dessa nova equipe; além da história da nossa técnica de segurança do trabalho, Sandy, que é inspiradora, pois ela lidera com competência uma área tradicionalmente dominada por homens”, citou o gerente de Mídias Digitais e Sociais da Bracell.
Bastos enfatizou ainda que o sucesso do documentário se deve ao apoio recebido dos profissionais da própria companhia e à escolha da conceituada produtora Grifa Filmes, e sua habilidade em contar histórias. “Desde o início, tivemos o apoio integral dos nossos diretores, que abraçaram a ideia com muito entusiasmo, o que viabilizou sua realização, tudo feito com muito planejamento”, disse.
Desta forma, o lançamento do livro e do documentário celebra não apenas a conclusão de uma obra monumental, que estabeleceu novos padrões de sustentabilidade e eficiência no setor de celulose, mas também a capacidade humana de inovar.
Nesse sentido, o gerente de Mídias Digitais e Sociais da Bracell ressaltou que o documentário consegue demonstrar todos esses aspectos. “A fábrica não é apenas a maior, mas também a mais inovadora, servindo como referência para o setor. Portanto, nossa contribuição é inspirar outros setores a adotar tecnologias limpas, promovendo a criação de indústrias e produtos mais sustentáveis no futuro”, afirmou Bastos.
Bracell: uma história de inovação e sustentabilidade
O Projeto Star foi a iniciativa de expansão da Bracell em Lençóis Paulista, iniciado em fevereiro de 2019 e concluído em agosto de 2021. Com a construção da nova fábrica de celulose de nova geração, a Bracell se tornou a maior e mais sustentável produtora de celulose solúvel do mundo, aumentando sua produção de celulose kraft de 250 mil toneladas por ano para 1,5 milhão de toneladas de celulose solúvel e até três milhões de toneladas de celulose kraft. O projeto também contribuiu para o desenvolvimento econômico e sustentável da região, gerando mais de 30 mil empregos diretos e indiretos em Lençóis Paulista, Macatuba e cidades vizinhas, além de implementar programas de qualificação para a população local.
A nova fábrica opera com energia 100% limpa e renovável, sendo autossuficiente e livre de combustíveis fósseis. O excedente de energia gerado abastece 750 mil residências no Sistema Interligado Nacional. Além disso, a caldeira de recuperação é a maior e mais limpa do mundo, empregando tecnologia avançada para minimizar a emissão de efluentes. Outro destaque é o primeiro gaseificador de biomassa em operação no setor de papel e celulose na América do Sul. A fábrica também conta com um sistema de tratamento terciário de água, que a purifica em três etapas antes de ser devolvida ao Rio Tietê.