Cmpc Desenvolve Parceria Para Soluções Em Logística

    CMPC e multinacional de inovação aberta buscam soluções inovadoras e sustentáveis para logística

    Notícia continua após o anúncio

    Em parceria com a empresa SOSA e a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI), produtora de celulose terá acesso a soluções de ecossistemas internacionais de tecnologia

     A CMPC anunciou parceria com a empresa SOSA, agente global do setor de inovação aberta, para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da sua cadeia de suprimento florestal no Brasil. O objetivo da iniciativa é otimizar e modernizar o transporte de celulose e madeira, que atualmente é feito por vias fluviais e terrestres.

     

    A SOSA atua na busca e validação de startups para corporações e governos, garantindo que as equipes de inovação encontrem com precisão a tecnologia necessária para resolver desafios de negócios, identificar oportunidades e construir novos produtos. A multinacional israelense possui um acordo com a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) desde 2021, para possibilitar que indústrias no Brasil tenham acesso a um ecossistema global de tecnologia, gerando engajamento e colaboração com as tecnologias 4.0 mais disruptivas em desenvolvimento fora do país.

     

    A CMPC é a primeira empresa do Brasil a participar dessa ação buscando soluções na área de logística. Com essa parceria, é esperado que os recursos de inovação aberta da SOSA ajudem a implementar tecnologias voltadas a otimizar embarques, aumentar a eficiência operacional e reduzir a pegada de carbono do transporte de madeira. Durante todo o processo de scouting (exploração) e validação, a SOSA avaliará startups candidatas a atender aos requisitos tecnológicos, à infraestrutura e aos regulamentos locais da CMPC.

     

    O projeto de inovação será composto por três etapas:

    identificação e definição de desafios da empresa ao lado de novas oportunidades;acesso a empresas e sistemas de tecnologia global avançada;construção do projeto-piloto ou prova de conceito (POC), que reúne evidências documentadas da possibilidade de êxito, com colaborações estratégicas para implementação.

     

    As startups selecionadas terão a oportunidade de realizar um POC de suas soluções em escala industrial e potencialmente apoiar os esforços da CMPC para ter uma cadeia logística mais eficiente e sustentável.

     

    “Essa parceria está alinhada com nossa busca constante pela evolução e melhoria de nossos processos, ajudando a conservar os recursos naturais e nos tornando mais sustentáveis a cada dia. Hoje somos referência nacional no uso do modal hidroviário para o transporte de cargas, evitando mais de 100 mil viagens de caminhões por ano e contribuindo para a redução das emissões de carbono. Entendemos que os projetos apresentados pelas startups participantes dessa iniciativa nos permitirão aumentar nossa eficiência operacional na logística florestal de forma ainda mais inovadora”, explica o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

     

    “Abordar a cadeia de suprimentos, dadas as inúmeras questões que as empresas enfrentaram nos últimos dois anos, permitirá que empresas como a CMPC melhorem seus resultados e operem de forma mais sustentável”, diz Uzi Scheffer, CEO da SOSA. “Nossa colaboração com a CMPC por meio de nossa parceria com a CNI espera catalisar a inovação e oferecer às empresas soluções que sejam impactantes e sustentáveis”.

    Fonte: CMPC

    Últimas Notícias

    Com investimento de R$ 33 milhões, Valmet inaugura nova unidade industrial em Sorocaba (SP)

    A Valmet inaugura um centro de R$ 33 milhões em Sorocaba para manutenção de rolos de papel e celulose, fortalecendo sua presença na América do Sul.

    Segmento de aparas poderá enfrentar desafios para abastecer o mercado

    "Com a economia dando sinais de recuperação, se a demanda iniciar 2024 aquecida, poderemos ter falta de material mesmo com o mercado continuando a receber grandes volumes de papel de fibra virgem", aponta Pedro Vilas Boas, da Anguti Consultoria

    Nova fase de aumentos de preços das celuloses ocorre no 4T23

    A Europa e a China registram aumentos nos preços da celulose em dólar. Indícios apontam estabilidade nos EUA, indicando o fim da baixa de preços de set/2022 a ago/2023. Mercados de papéis mostram variações mistas em out/nov. No Brasil, papéis cartão estáveis, papéis miolo e kraftliner aumentam levemente, papel capa reciclada diminui.

    Branded Contents

    Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel amplia foco em sustentabilidade

    Em um cenário industrial sempre mais competitivo e de constantes transformações são cada vez mais comuns projetos que exigem a implementação de processos inovadores...

    IPEL Revoluciona Gestão de Insumos Químicos e Amplia Competitividade com Siderquímica

    Em resposta ao aumento dos custos de produção, a fabricante de papéis tissue IPEL reformulou sua gestão de insumos químicos em parceria com a Siderquímica. Resultando em redução de custos, estabilidade operacional e melhoria na qualidade dos produtos, a colaboração gerou benefícios expressivos e promete futuras inovações.

    Química Nova Brasil: Inovação e Excelência no Setor Químico Nacional

    A Química Nova Brasil (QNB) destaca-se no mercado de produtos químicos pela inovação e qualidade, fundamentada em alta tecnologia e uma equipe especializada. Com estratégias bem definidas e visão para o futuro, a empresa está posicionada para liderar e expandir sua presença na indústria.

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter e receba com exclusividade novidades e notícias do setor.