As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Cmpc Desenvolve Parceria Para Soluções Em Logística

CMPC e multinacional de inovação aberta buscam soluções inovadoras e sustentáveis para logística

Notícia continua após o anúncio

Em parceria com a empresa SOSA e a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI), produtora de celulose terá acesso a soluções de ecossistemas internacionais de tecnologia

 A CMPC anunciou parceria com a empresa SOSA, agente global do setor de inovação aberta, para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da sua cadeia de suprimento florestal no Brasil. O objetivo da iniciativa é otimizar e modernizar o transporte de celulose e madeira, que atualmente é feito por vias fluviais e terrestres.

 

A SOSA atua na busca e validação de startups para corporações e governos, garantindo que as equipes de inovação encontrem com precisão a tecnologia necessária para resolver desafios de negócios, identificar oportunidades e construir novos produtos. A multinacional israelense possui um acordo com a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) desde 2021, para possibilitar que indústrias no Brasil tenham acesso a um ecossistema global de tecnologia, gerando engajamento e colaboração com as tecnologias 4.0 mais disruptivas em desenvolvimento fora do país.

 

A CMPC é a primeira empresa do Brasil a participar dessa ação buscando soluções na área de logística. Com essa parceria, é esperado que os recursos de inovação aberta da SOSA ajudem a implementar tecnologias voltadas a otimizar embarques, aumentar a eficiência operacional e reduzir a pegada de carbono do transporte de madeira. Durante todo o processo de scouting (exploração) e validação, a SOSA avaliará startups candidatas a atender aos requisitos tecnológicos, à infraestrutura e aos regulamentos locais da CMPC.

 

O projeto de inovação será composto por três etapas:

identificação e definição de desafios da empresa ao lado de novas oportunidades;acesso a empresas e sistemas de tecnologia global avançada;construção do projeto-piloto ou prova de conceito (POC), que reúne evidências documentadas da possibilidade de êxito, com colaborações estratégicas para implementação.

 

As startups selecionadas terão a oportunidade de realizar um POC de suas soluções em escala industrial e potencialmente apoiar os esforços da CMPC para ter uma cadeia logística mais eficiente e sustentável.

 

“Essa parceria está alinhada com nossa busca constante pela evolução e melhoria de nossos processos, ajudando a conservar os recursos naturais e nos tornando mais sustentáveis a cada dia. Hoje somos referência nacional no uso do modal hidroviário para o transporte de cargas, evitando mais de 100 mil viagens de caminhões por ano e contribuindo para a redução das emissões de carbono. Entendemos que os projetos apresentados pelas startups participantes dessa iniciativa nos permitirão aumentar nossa eficiência operacional na logística florestal de forma ainda mais inovadora”, explica o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

 

“Abordar a cadeia de suprimentos, dadas as inúmeras questões que as empresas enfrentaram nos últimos dois anos, permitirá que empresas como a CMPC melhorem seus resultados e operem de forma mais sustentável”, diz Uzi Scheffer, CEO da SOSA. “Nossa colaboração com a CMPC por meio de nossa parceria com a CNI espera catalisar a inovação e oferecer às empresas soluções que sejam impactantes e sustentáveis”.

Fonte: CMPC

Últimas Notícias

Olimpíadas de Paris já tem vitória na sustentabilidade

Camas de papelão e edifícios de madeira são algumas das novidades da Vila Olímpica

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, é nomeado CEO do Ano da Fastmarkets LatAm

O prêmio será entregue na 19ª Conferência Anual de Produtos Florestais da América Latina da Fastmarkets

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

Eldorado reduz incêndios florestais em 88% em 2023 com tecnologia avançada e treinamento.Monitoramento 24h, câmeras AI e capacitação comunitária são os pilares

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades