A CMPC Ventures e a Boreal Bioproducts® assinaram um acordo de cooperação. Os objetivos da cooperação são explorar subprodutos da madeira da CMPC com a plataforma tecnológica PHWE da Boreal Bioproducts. O objetivo é produzir novos compostos fenólicos e de carboidratos, e desenvolvê-los para aplicações sustentáveis e substituir ingredientes fósseis. O processo da Boreal Bioproduct baseia-se inteiramente no uso de água como solvente e fontes renováveis de bioenergia, portanto, com um impacto mínimo de GEE.
“Estou extremamente feliz em iniciar a colaboração com a CMPC. Esta é uma excelente base para escalar nossa tecnologia para novas geografias e matérias-primas além das regiões boreais nórdicas. Esses subprodutos de celulose são abundantes, com muitas possibilidades de crescimento. Além das matérias-primas, enfatizamos a aplicação conjunta e o desenvolvimento de negócios dos novos biomateriais, que é o obstáculo geral de crescimento para todas as inovações de base biológica”, diz Jaakko Pajunen, Diretor Executivo da Boreal Bioproducts.
A CMPC Ventures está entusiasmada em colaborar com a Boreal Bioproducts, vendo o alto potencial da tecnologia sustentável que pode se integrar à cadeia de valor da indústria florestal e fornecer mais valor aos side-streams existentes.
“Apesar da distância geográfica entre a CMPC Ventures e a Boreal Bioproducts, nossa visão compartilhada nos impulsiona a sermos pioneiros na extração do máximo valor de nossos abundantes e sustentáveis recursos florestais. Temos uma equipe entusiasmada e dedicada trabalhando com a Boreal Bioproducts para explorar sua tecnologia, complementando nossas capacidades em otimizar a utilização de biomassa e aproveitando ao máximo as muitas sinergias para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis de nossas florestas para os mercados globais”, diz Bernardita Araya Kleinsteuber, gerente da CMPC Ventures.
A Boreal Bioprodutcs é uma startup de biorrefinaria com sede na Finlândia. Sua missão é converter subprodutos da indústria florestal em ingredientes valiosos para as indústrias de cuidados pessoais e química. Possibilita a transição para a bioeconomia. A oferta crescente de ingredientes consiste em polissacarídeos SpruceSugar™, ligninas SpruceLigno™, fibras especiais SpruceFiber™, oligossacarídeos fenólicos SpruceGlue™ e polifenóis ricos em taninos SpruceTanning™.
www.cmpc.com
Fonte: https://montinutra.com