Há poucos meses em Talca (Chile) a CMPC instalou um novo sistema de Corte Longitudinal da Tidland conjugado com um sistema de Remoção de Pó da Doyle (EUA).
A CMPC disponibilizou uma cortadeira de cartão “Pasaban”, equipada com um sistema eletrônico de corte longitudinal de um fabricante italiano. Os maiores problemas reportados pela direção da CMPC eram as constantes devoluções do cartão devido ao excesso de pó sobre as folhas, além dos gastos de manutenção com afiações de facas e contra-facas e tempos de ajuste.
A Tidland do Brasil foi chamada para auditar a cortadeira Pasaban e oferecer alternativas de melhoria. Para diminuir o pó, aumentar a vida das facas e contra-facas e diminuir os ajustes feitos pelos operadores, a Tidland sugeriu um novo sistema de corte equipado com Suportes de Faca Eletronicos “e-Knifeholders”, e para garantir uma limpeza total da banda, um Sistema de Remoção de Pó multimodal, fabricado pela empresa norte-americana Doyle, a ser instalado após o corte longitudinal.
O projeto envolvia também mudanças na passagem do material e diversos deslocamentos de peças para atender a nova geometria de corte sugerida pela Tidland.
Todas as tarefas de desmontagem do sistema de corte que existiam na cortadeira e instalação, montagem e treinamento dos novos sistemas foram cuidadosamente planejados de tal maneira que a cortadeira Pasaban ficou parada por somente 16 horas.