COP 30: Instituto Recicleiros marca presença no evento com participação estratégica em painéis de debates

Evento vai revelar novo projeto de Recicleiros em parceria com Alcoa Foundation e prefeitura de Juruti (PA); diretoria da organização estará presente em importantes mesas de discussões da agenda socioambiental do evento mundial

O Instituto Recicleiros marcará presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA), até o próximo dia 21 de novembro. A diretoria de Recicleiros – Erich Burger, diretor Institucional e Rafael Henrique, diretor de Operações – está credenciada para a Zona Azul, espaço restrito a delegações oficiais, chefes de estado e observadores onde ocorrem as negociações e se definem os rumos internacionais das políticas climáticas.

A presença de Recicleiros na Zona Azul coloca a organização no coração das discussões globais sobre o clima e permite uma atuação próxima a tomadores de decisão, líderes globais e especialistas na temática do clima. A participação em um ambiente de alto nível reforça a relevância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Recicleiros no âmbito da economia circular e reciclagem ética e inclusiva, colocando os catadores no centro das discussões.

Notícia continua após o anúncio

Destaque para a agenda da terça-feira (11), às 11h, no Espaço da ABAL Free Zone (Praça da Bandeira) quando haverá o anúncio oficial do projeto de implantação de coleta seletiva e reciclagem em Juruti (PA), uma parceria entre Instituto Recicleiros, Alcoa Foundation e Prefeitura de Juruti. No mesmo dia, Recicleiros irá promover um painel com o tema “Cadeia Ética e consumo consciente como motor de uma transição justa para economia circular”, que será realizado na Zona Verde, em espaço da Secretaria Geral da Presidência da República.

Os diretores do Instituto Recicleiros receberão para o debate o presidente do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), Ary Moraes Pereira, e o diretor executivo do Instituto Akatu, Lucio Vicente.

No dia 15, às 16h, no Espaço Casa Brasil o tema de cadeia ética volta a ser promovido em debate intitulado “Cadeia Ética da Reciclagem: o valor humano por trás do resíduo” com participações especiais como do catador Tião Santos, liderança do Movimento Eu sou Catador.

“Nosso papel nessa COP é promover o tema de cadeia ética de reciclagem e como os conceitos de integridade e adicionalidade na execução da logística reversa de materiais recicláveis são determinantes para o desenvolvimento sustentável e tração dos resultados sociais e ambientais. Sem esses parâmetros e a correta valoração deles, corremos o risco de passar as próximas décadas assistindo o que vimos até agora. Investimentos sem qualidade, sem impacto socioambiental real e sem a transformação da precária realidade que nosso país enfrenta há décadas. Muito lixo no meio ambiente e pessoas sendo exploradas, em condições desumanas para gerar créditos que dão compliance para empresas sem cumprir protocolos éticos mínimos”, afirma Erich Burger, diretor Institucional do Instituto Recicleiros.

“Viemos à COP30 com a missão de fortalecer uma nova ética para a reciclagem, baseada em Integridade — para assegurar transparência, rastreabilidade e origem ética em toda a cadeia — e em Adicionalidade, para estimular investimentos que gerem impacto real e ampliem a capacidade de reinserir materiais na cadeia produtiva com inclusão de catadores. Somente assim pavimentaremos o caminho para uma transição justa, sustentável e coerente com os princípios da economia circular e de baixo carbono”, revela Rafael Henrique, Diretor de Operações do Instituto Recicleiros.

Ao longo de quase duas décadas, Recicleiros tem sido protagonista em ações que unem o compromisso ambiental com inclusão social. O Programa Recicleiros Cidades, por exemplo, promove a reciclagem inclusiva e sustentável nos municípios, conectando todos os envolvidos no processo para garantir que a reciclagem seja eficiente, de alto impacto e economicamente viável. Atualmente, são 14 sistemas municipais de coleta seletiva com a participação de cooperativas de catadores em onze estados brasileiros. Cataguases (MG) está em processo de implantação e será, em breve, o 15º município aderente ao Programa.

Ao longo do evento, o Instituto Recicleiros estará presente nas agendas de parceiros nas esferas pública e privada, como Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alcoa Foundation, SIG Group, Menos1lixo e Instituto Akatu.

Últimas Notícias

Comissão de Estudos de Papéis para Fins Sanitários é reativada para revisão de normas técnicas do setor

A comissão abrange aspectos de terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas recíprocas de Trump e impõe limites ao uso de poderes emergenciais na política comercial

Decisão retira sobretaxas aplicadas ao Brasil sob a IEEPA, mas mantém tarifas baseadas em outros instrumentos legais.

Acordo UE–Mercosul abre nova janela comercial para celulose, papel e madeira

Com o acordo, o setor ganha previsibilidade tarifária e ambiente institucional mais estruturado para acessar o mercado europeu, em meio à reconfiguração do comércio internacional.

Branded Contents

Swan do Brasil destaca inovação e confiabilidade em instrumentação analítica para o setor de celulose e papel

A instrumentação analítica Swan contribui diretamente para a otimização de processos

Fiedler Automação Industrial apoia projeto na Klabin e contribui para redução de 52% na perda de vapor em Telêmaco Borba (PR) 

Iniciativa na Unidade Monte Alegre da Klabin envolveu inspeções na rede de vapor e aplicação de soluções integradas para ganho de eficiência

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades