Juan Carlos Bueno, vice-presidente executivo da Stora Enso responsável pela área de Biomateriais, e Otávio Pontes, assessor sênior, abriram a exposição de arte e educação ambiental “Os Diálogos com a Floresta” na RPPN Estação Veracel em Eunápolis na Bahia. Compareceram ao evento também os diretores da Stora Enso na Europa, responsáveis internacionalmente pelas áreas de sustentabilidade e de direitos humanos. Segundo Juan Bueno “a Stora Enso é reconhecida mundialmente pela sua atuação em defesa do ambiente e pela proteção aos direitos das pessoas e esta política é seguida no Brasil, como nos demais países em que atuamos”. A exposição foi organizada pela Veracel Celulose, empresa produtora e exportadora de celulose, da qual a Stora Enso detém 50% do capital e contou com a presença do presidente da empresa Sérgio Alípio, que destacou a educação ambiental com uma das funções da empresa: “É nossa responsabilidade contribuir para a conservação do ambiente e a educação ambiental é parte desse processo”.
No evento de lançamento, a coordenadora da RPPN Estação Veracel, a bióloga Virgínia Camargos, falou sobre a escolha do tema. “Esta exposição representa os diálogos que não conseguimos presenciar e que existem dentro das florestas”. Desde o acesso à RPPN Estação Veracel, na BR-367, até chegar ao Centro de Visitantes da reserva, estes são surpreendidos por réplicas de animais em situações ocorridas no meio da mata.
“Normalmente, as pessoas saem um pouco decepcionadas da trilha por não verem animais, já que a maioria deles tem hábitos noturnos. Com as réplicas em tamanho natural, elas podem vivenciar um pouco disso”, ressaltou a bióloga. A exposição “Os Diálogos com a Floresta” é aberta para visitação de grupos.
Fonte: Stora Enso