As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Drupa – Copa do Mundo da indústria gráfica

A Drupa 2024, em Düsseldorf, destacou a sustentabilidade na indústria gráfica, com foco em carbono zero, eficiência energética e digitalização

De 28 de maio a 7 de junho, em Düsseldorf, Alemanha, aconteceu a drupa. Apesar de ser escrita com minúscula, essa feira de negócios e tecnologia é o mais importante evento da indústria gráfica mundial.

Notícia continua após o anúncio

POR MANOEL MANTEIGAS DE OLIVEIRA – Diretor técnico de Two Sides Brasil e Hispano América

Realizada a cada quatro anos, é o melhor momento para se conhecer as tendências e inovações que vão moldar o futuro do setor gráfico. A edição 2024 reuniu mais de 170 mil visitantes e 1.643 exibidores de 52 países, e foi ansiosamente aguardada desde 2020, quando teve sua edição cancelada por causa da pandemia da Covid-19.

Cada drupa é marcada por temas que se destacam e que acabam batizando aquela edição. A drupa deste ano talvez venha a ser conhecida como a da sustentabilidade. Nas palavras de Sabine Geldermann, diretora da feira: “Sustentabilidade e digitalização são as megatendências globais que vão impactar nossa indústria no futuro”. Na verdade, esses dois temas já vêm determinando desenvolvimentos em todos os setores. Não poderia ser diferente com a indústria gráfica.

Todos os grandes expositores procuraram mostrar como seus produtos e serviços contribuem para a sustentabilidade. Os destaques foram para o carbono zero no processo de fabricação de máquinas, maior eficiência energética e redução de perdas na impressão, com aumento da produtividade.

O tema sustentabilidade mereceu também um stand específico – o Touchpoint Sustainability –, organizado pela Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA). Nesse espaço, multiplicaram-se palestras, debates e entrevistas, com a presença, inclusive, de representantes de indústrias do setor de celulose e papel.

Ainda no Touchpoint Sustainability, Jorge Maldonado, presidente da Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf), apresentou o “Estudo das emissões de gases do efeito estufa para as indústrias gráficas” e revelou como o mercado latino-americano vem reagindo aos desafios da regulamentação do mercado de créditos de carbono e o papel das novas tecnologias nessa questão.

Two Sides participou com diversas apresentações. Jonathan Tame, diretor geral da organização, falou no dia 1.º de junho sobre “Mitos e Fatos sobre o Papel e o Meio Ambiente”. Também fizeram apresentações sobre a sustentabilidade do papel e ações de Two Sides Ann-Katrin Kohlmorgen (TS Alemanha) e Kellie Northwood (TS Oceania). Two Sides Brasil esteve presente com painéis e materiais informativos no Stand Abigraf, visitando a feira e fazendo novos contatos.

Two Sides entende que as empresas precisam ter como estratégia a conciliação entre sustentabilidade ambiental, econômica e social. Não pode ser uma coisa ou outra, tem que ser tudo, ao mesmo tempo e agora. Economia e ecologia são indissociáveis. “Eco” vem do grego “Oikos”, que significa “casa”. Economia é organização. Ecologia é o respeito às interações entre os seres vivos (inclusive homens e mulheres) e seus ambientes.

As indústrias brasileiras de celulose e papel já vêm demonstrando, há décadas, seu compromisso crescente com o tripé da sustentabilidade. Cabe ao setor gráfico, incluindo embalagens, aproveitar a ótima história de sustentabilidade que papel, cartão e papelão têm para contar, avançando nessa agenda que é inevitável. Empresas, cidadãos e o planeta só terão a ganhar com isso.

Esperamos que, nas próximas edições da drupa, a sustentabilidade não seja mais um tema de destaque, porque estará tão incorporado à indústria de impressão que falar sobre isso será desnecessário.

Últimas Notícias

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Workshop de Paradas Gerais discutiu estratégias para gestão de riscos na indústria de celulose

Evento reuniu especialistas do setor para debater soluções em em paradas gerais, destacando inovações tecnológicas e otimização de processos

Como a Suzano e parceiros impulsionarão 51 projetos comunitários no Maranhão, Tocantins e mais estados

Serão atendidos projetos comunitários de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares liderados por mulheres e jovens

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades