O Parque das Neblinas, reserva de 6 mil hectares geridapelo Instituto Ecofuturo [1], organização mantida pela Suzano Papel e Celulose[2], está localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, no alto daSerra do Mar. A área, que foi desmatada pela indústria siderúrgica nas décadasde 40 e 50, encontra-se em regeneração e é protegida por iniciativassocioambientais desenvolvidas pelo Instituto.
Uma das ações para ampliar a vivência e educaçãoambiental é a abertura da reserva à visitação. O Parque oferece uma experiênciaem meio à natureza com diversas atividades, incluindo trilhas autoguiadas ouacompanhadas por monitores locais, canoagem no rio Itatinga, trilha de bicicletae camping. Além disso, a gastronomia contempla receitas com frutos nativos,como o cambuci, preparadas por uma empresa da comunidade local.
Com mais de uma década de atuação, o Ecofuturo promoveações na reserva para conservação da Mata Atlântica e utiliza o local como umgrande “laboratório” para testar modelos e estratégias derestauração. Entre elas, está a dispersão de 7 milhões de sementes dapalmeira-juçara, espécie ameaçada pela extração ilegal do palmito, mas muitoimportante para a biodiversidade, pois contribui para alimentar a fauna emépoca de escassez de alimento na floresta.
O Instituto atua também no incentivo a pesquisascientíficas – mais de
50 estudos já foram realizados e 1.250 espéciesidentificadas -, e para a disseminação do conhecimento, envolvendo a comunidadedo entorno em oficinas de manejo e no Meu Ambiente, programa de EducaçãoSocioambiental. Por esses motivos, o Parque é reconhecido, desde 2006, comoPosto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo,pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO.
Além disso, a área abriga uma Reserva Particular noPatrimônio Natural, oficialmente reconhecida em 2009. Com 518 hectares, a RPPNEcofuturo está localizada em uma zona de alto valor para a conservação, onde avegetação nativa encontra-se bem preservada.
Desta forma, a Suzano e o Ecofuturo oferecem formalcontribuição ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação, em especial nocontexto da Mata Atlântica da Serra do Mar.
Os projetos realizados pelo Instituto vão ao encontro dosvalores que compõe o Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio,uma data que tem como objetivo principal conscientizar a população, autoridadese organizações para a importância de se recuperar e conservar esse bioma, um dosmais ricos em biodiversidade, porém também um dos mais ameaçados do mundo.
“O Parque das Neblinas cumpre um importante papel naconservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para aproteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, além de conservar maisde 400 nascentes do rio Itatinga. Acreditamos na importância de apoiarpesquisas, na disseminação do conhecimento e em estreitarmos o vínculo entre aspessoas e a natureza, como estratégias para promover o cuidado com o meio epráticas sustentáveis”, afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade doInstituto Ecofuturo.
Para visitas ao Parque é necessário agendamento prévio,de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, nos tels. 11 4724-0555 ou 4724-0556.