O foco da apresentação técnica de Maurizio Cozzi, diretor da Habasit do Brasil, chamada “Economia de Energia – Correias Planas de Transmissão versus correias V” durante o 43º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, foi o gasto de energia hoje nas indústrias e o quanto ela pode ser economizada.
“A intenção era realmente conscientizar, as pessoas e as empresas sobre o uso consciente da energia”, relata o pesquisador. Para Cozzi, atualmente a preocupação com a eficiência energética nas empresas paira apenas entre os níveis da alta gestão. “Mas é importante que o assunto seja trabalhado em todos os níveis hierárquicos”.
O projeto foi desenvolvido na Suíça há alguns anos de forma empírica e testado em empresas européias, dinamarquesas e alemãs. “No Brasil, país que utiliza a correia plana totalmente sintética, a tese foi testada somente nas indústrias têxteis”, afirma Cozzi.
Cozzi afirma que esta tese será de muita valia para as empresas de celulose e papel. “Será útil para bombas de vácuo, picadores, desfibradores, etc.”, comenta.
O executivo afirma que este trabalho já foi testado, na prática, por algumas empresas. “Porém, o foco não foi a eficiência de energia e sim o aumento da produtividade”. As empresas que aderiram à tese foram a ex-VCP (atual Fibria), International Paper e outras.
Para saber mais detalhes sobre esse e outros estudos apresentados no ABTCP-TAPPI 2010, confira as edições da revista O Papel.



