A Eldorado Brasil Celulose investe em tecnologia e inovação para melhorar a sustentabilidade e a eficiência de suas operações. A empresa implementou a telemetria embarcada na silvicultura, uma solução que expande o monitoramento remoto de máquinas e veículos, impactando positivamente o controle das operações florestais. A tecnologia já é utilizada nas áreas de Colheita, Biomassa, Estradas e Carregamento de madeira, com cerca de 200 equipamentos e veículos integrados.
Desde agosto, a empresa iniciou a instalação de computadores de bordo em mais de 200 máquinas e veículos, o que representa mais da metade da meta para este ano. Até o final de 2024, a previsão é que 350 equipamentos estejam equipados, abrangendo 100% da operação. O projeto será concluído até fevereiro de 2025.
De acordo com Jozebio Esteves Gomes, gerente de Competitividade e Facilities, com a integração dos dados e conectividade à distância, “a expectativa é que a empresa tenha um controle ainda mais robusto”. A tecnologia permite alertas sonoros automáticos, que podem sinalizar situações que exijam a atuação da equipe, garantindo, assim, a segurança do colaborador. “A telemetria se revela como uma aliada essencial, permitindo a otimização e gestão eficiente da frota, e análise e cruzamento de dados”. Com o controle automatizado e monitoramento das operações, a Eldorado não só melhora a produtividade, mas também promove uma gestão mais responsável dos seus ativos”, diz.
A Eldorado utiliza dois tipos de monitoramento: a telemetria nativa, que coleta dados sobre parâmetros críticos e desempenho das máquinas, e as soluções embarcadas, que monitoram tanto as máquinas quanto as atividades de campo. Isso oferece uma visão clara sobre a eficiência das operações, consumo de combustível, tempos de ociosidade e outros indicadores para a gestão operacional.
A empresa gerencia mais de 400 mil hectares de florestas plantadas e áreas de conservação, com 60% de seus 5 mil funcionários atuando na área florestal. A implementação da telemetria não só traz benefícios para o controle das máquinas, mas também para a segurança e o bem-estar dos colaboradores, permitindo comunicação direta com equipes remotas e agilizando a mobilização de apoio em caso de incidentes.
Além disso, a Eldorado investe em treinamentos contínuos para capacitar seus colaboradores a operar os sistemas implantados. “Os colaboradores participam de capacitações ministradas pela equipe do projeto, responsável pela implantação da tecnologia”, afirma Jozebio. Ele complementa que, futuramente, os colaboradores se tornarão “multiplicadores do conhecimento adquirido dentro das equipes em que atuam”.