O embaixador José Carlos da Fonseca Jr. participou, na terça-feira (29), de um almoço de trabalho com a presidente da American Forest & Paper Association (AF&PA), Heidi Brock, em Washington. Durante o encontro, foram discutidos temas de interesse compartilhados entre o setor brasileiro de árvores cultivadas, representado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), e a entidade norte-americana, que atua há mais de três décadas no setor.
Entre os principais assuntos abordados estiveram certificações ambientais, especialmente no âmbito do FSC (Forest Stewardship Council) e do PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification), além das preocupações relativas ao regulamento europeu EUDR (European Union Deforestation Regulation). O encontro também discutiu as perspectivas e implicações de medidas ambientais que poderão ser adotadas pelo novo governo dos Estados Unidos.
Heidi Brock, é ainda o atual presidente do Conselho Internacional das Associações de Florestas e Papel (ICFPA), e José Carlos da Fonseca Jr., que é vice-presidente da entidade, também conversaram sobre a programação do próximo encontro do ICFPA e do Comitê Consultivo Setorial sobre Florestas da FAO (ACSFI), que ocorrerá em maio, paralelamente ao Fórum de Florestas da ONU (UNFF), em Nova York. O embaixador brasileiro presidirá a reunião do ACSFI durante o evento.
Durante a conversa, foi discutida ainda a participação do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, como um dos palestrantes do CEO Roundtable do ICFPA. Heidi Brock demonstrou interesse nos preparativos da Conferência do Clima, que será realizada em 2025, em Belém, e expressou preocupação sobre os impactos da recente decisão da Casa Branca de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, principalmente em relação à participação de empresas norte-americanas no evento.
Com informações da Ibá