As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Embaixador André Corrêa do Lago é escolhido presidente da COP 30

André Corrêa do Lago é nomeado presidente da COP 30, que será realizada em Belém em 2025, destacando o papel do Brasil na agenda climática global

O embaixador André Aranha Corrêa do Lago foi confirmado como presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém, no Pará. A decisão foi oficializada nesta terça-feira (21), após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do governo no Palácio do Planalto.

Notícia continua após o anúncio

Atualmente secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Corrêa do Lago destacou a importância do trabalho conjunto: “É uma honra imensa e acredito que o Brasil pode ter papel incrível nessa COP. Agradeço também o resto do governo, porque a COP a gente vai ter que construir todos juntos. Além do governo, com a sociedade civil, o empresariado, todos os atores que são essenciais na primeira formação do que o Brasil quer desta COP. Vamos juntos conseguir fazer uma COP que será lembrada com entusiasmo”, afirmou Corrêa do Lago.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou que o Brasil está empenhado em exercer liderança nas negociações climáticas globais. “Os Ministérios do Meio Ambiente e de Relações Exteriores ocupam posições fundamentais na negociação e liderança do processo da COP”, afirmou.

Perfil do presidente da COP 30

Economista formado pela UFRJ, André Corrêa do Lago é diplomata desde 1982, com vasta experiência em negociações internacionais sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Já foi embaixador no Japão, na Índia e no Butão, além de ter sido negociador-chefe do Brasil na Rio+20. Desde março de 2023, atua como secretário no Ministério das Relações Exteriores.

A importância da COP 30

A COP 30 será realizada pela primeira vez na Floresta Amazônica, reunindo líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes de mais de 190 países para discutir soluções climáticas globais. O evento oferece ao Brasil uma oportunidade histórica de reafirmar sua liderança em temas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura sustentável.

O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a relevância do evento: “Teremos o maior momento de discussão ambiental acontecendo na maior floresta tropical do mundo. Isso permite ao Brasil liderar a agenda climática global”.

Desafios e preparativos

Entre os principais desafios da COP 30 estão o financiamento climático, a compatibilização de metas de redução de emissões e os impactos das mudanças climáticas nas populações vulneráveis. Em preparação, Belém já realizou obras de infraestrutura e prevê investimentos de R$ 4,7 bilhões, além de se preparar para receber mais de 40 mil visitantes.

A COP 30 será um marco na agenda climática global e na reafirmação do Brasil como protagonista em sustentabilidade e preservação ambiental.

Com informações da Agência Gov

Últimas Notícias

Fusões e Aquisições: mercado de embalagens vive bom momento para transações

O setor de embalagens, em especial de papel e papelão ondulado, segue atraente para consolidação

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Valmet fornecerá fábrica de celulose completa com soluções de automação e válvulas para Arauco no Brasil

O escopo de entrega da Valmet para a Arauco abrange engenharia, suprimentos, construção civil, comissionamento até o start-up.

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades