As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Entrevista à O Papel: Geraldo Alckmin comenta a Nova Política Industrial

"O setor de Base Florestal é um dos mais sustentáveis do País, o que o coloca totalmente em linha com o projeto de neoindustrialização."

Chamada pelo Governo de Nova Indústria Brasil (NIB), o texto da Nova Política Industrial, que pretende impulsionar o desenvolvimento nacional com sustentabilidade e inovação, foi entregue pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2024.

Notícia continua após o anúncio

A NIB envolve agentes-chave que disponibilizarão cerca de R$ 300 bilhões para projetos de estímulo à produção nacional em quatro anos, por meio de agentes de fomento, sendo os principais o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Os investimentos são direcionados a setores estratégicos da economia, como agroindústria, saúde, infraestrutura urbana, tecnologia da informação, bioeconomia e defesa. Integrado à NIB está o programa Novo Brasil Mais Produtivo que visa às micro, pequenas e médias empresas brasileiras.

Além disso, foram adicionadas “missões” ao programa. A primeira delas é o fortalecimento das cadeias agroindustriais; a segunda é relativa a ampliar a participação da produção na área da saúde; a terceira diz respeito ao bem-estar das pessoas nas cidades, envolvendo infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis; a quarta é voltada a transformar digitalmente 90% das empresas industriais brasileiras; a quinta tem foco na bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas, e a sexta é alcançar autonomia na produção de 50% das tecnologias críticas na área da defesa.

Contextualizando o setor de base florestal dentro da Nova Política Industrial, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, concedeu entrevista exclusiva à revista O Papel.

Leia a entrevista completa no PDF

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades