Em maio, a ABTCP promoveu webinars focados em inovações tecnológicas para otimização de plantas de tratamento de efluentes e recuperação energética através do redesenho de malhas de controle em caldeiras. Estes eventos destacaram soluções avançadas para enfrentar desafios crescentes na indústria de papel e celulose, visando não apenas reduzir custos operacionais, mas também mitigar impactos ambientais de maneira sustentável.
Webinar sobre Tecnologia para otimização de Plantas de Tratamento de Efluentes
No dia 23 de maio, foi realizado um webinar no formato on-line pela plataforma da ABTCP, focado na “Tecnologia para Otimização de Plantas de Tratamento de Efluentes”. O evento contou com a participação de 18 profissionais da área e palestras de Mariana de Vasconcellos Guimarães, engenheira de Processos da Veolia, e Rodrigo Nunes da Silva, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Veolia.
Na indústria de papel e celulose, os desafios no tratamento de efluentes incluem custos operacionais crescentes, demandas cada vez maiores de tratamento e a necessidade de reduzir o impacto ambiental de forma economicamente viável. Para enfrentar essas questões, a Veolia oferece soluções digitais de última geração que proporcionam acesso a uma rede global de especialistas, análises avançadas e conhecimento em tratamento de águas, permitindo operações proativas e análises preditivas.
Essas soluções e tecnologias buscam atender a todos esses desafios conjuntamente. Áreas com ganho potencial incluem a otimização da dosagem de nutrientes N&P (Nitrogênio e Fósforo), a aeração dinâmica para remoção de COD (Demanda Química de Oxigênio) com menor consumo de energia, e a otimização da eliminação de excesso de lodo ativado para reduzir o consumo de energia sem comprometer os padrões de descarga.
A apresentação incluiu ainda a indicação de possíveis economias de OPEX em termos de consumo de energia, produtos químicos e qualidade dos efluentes tratados, destacando os benefícios potenciais das soluções de otimização.
Webinar sobre Redução de Impactos Ambientais e Recuperação Energética
No dia 29 de maio, ocorreu outro webinar, também realizado no formato on-line pela plataforma da ABTCP, com o tema “Redução de Impactos Ambientais e Recuperação Energética por Meio do Redesenho de Malhas de Controle em Caldeiras”. O evento atraiu 28 participantes e contou com palestras de Diego Mariano de Oliveira, Digital Specialist da AFRY, e Flavio Maeda, Head de Digital da AFRY. O propósito deste webinar foi apresentar estratégias e soluções inovadoras, contribuindo para a eficiência operacional e a sustentabilidade industrial.
Conforme definição dos profissionais da AFRY, as caldeiras são formadas por diversas malhas de controle interdependentes, ou seja, o controle de uma malha influencia no comportamento da outra. Um problema comum encontrado nas malhas de controle é a regulação inadequada, que pode resultar em perdas energéticas, perda de desempenho e impactos ambientais negativos. Por exemplo, discrepâncias em relação ao setpoint em um sistema de controle de um forno industrial a gás natural podem gerar perdas significativas, tanto em termos de eficiência energética quanto de desempenho operacional, além de causar impactos ambientais adversos.
Neste sentido, a companhia lançou o novo conceito Balance+ da AFRY, onde o redesenho envolve a revisão e aprimoramento da arquitetura das malhas de controle para garantir uma operação mais estável, eficiente e sustentável. O programa já foi implementado em projetos de controle em plantas industriais, como na Stora Enso na Finlândia e na Double A na Tailândia.
No caso da Stora Enso na Finlândia, o upgrade do projeto resultou em uma redução de 40% na formação de NOx e um aumento de 1% na eficiência da planta. No caso da Double A na Tailândia, o resultado trouxe melhorias significativas no controle da produção e operação das caldeiras, incluindo um aumento de 5% na capacidade máxima da planta e reduções expressivas nas emissões de NOx, O2, SO2 e CO, evidenciando os benefícios ambientais e operacionais proporcionados pela AFRY.
ABNT/CB029 – Comitê Brasileiro de Celulose e Papel
Reuniões das Comissões de Estudos
No dia 26 de abril, a Comissão de Estudos (CE) responsável pelas normas de Chapas de Papelão Ondulado foi reativada em reunião oficial. Seguindo com a agenda, no dia 24 de maio, a CE se reuniu para iniciar a revisão da norma ABNT NBR 6737 – Papelão ondulado – Determinação da resistência à compressão de coluna. Essa comissão continuará nos próximos meses revisando as normas ABNT NBR 15231:2005, ABNT NBR 15068:2012, ABNT NBR 14972:2017 e ABNT NBR 10530:2002.
A Comissão de Estudos de Aparas de Papel foi reativada no dia 23 de maio. A CE revisará nos próximos meses as seguintes normas: ABNT NBR 15483 – Aparas de papel e papelão ondulado – Classificação, ABNT NBR 15484 – Aparas de papel e papelão ondulado – Determinação do teor de umidade – Método por secagem em estufa e ABNT NBR 15769 – Aparas de papel e papelão ondulado – Comercialização de aparas.
Participe dos trabalhos sendo membro de uma CE. Mais informações com [email protected].
Consulta Nacional
Uma das mais importantes etapas do processo de desenvolvimento e revisão de normas técnicas, a Consulta Nacional, permite o acesso pelas partes interessadas aos projetos discutidos pelas Comissões de Estudos (CE) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), possibilitando a contribuição para a revisão das normas que atendam às necessidades da sociedade.
Em maio, foi finalizado o período de Consulta Nacional de seis projetos de normas do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas para Celulose e Papel (ABNT/CB29). O Comitê se reuniu para discutir e avaliar os comentários recebidos, buscando obter consenso sobre os documentos finais que foram publicados em 15/05/2024 e 31/05/2024.