As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Evolução no valuation do agronegócio com práticas ESG, catalisadas pela transformação digital

Análise das correlações entre ESG, digital e valuation no agronegócio, destacando lacunas e perspectivas para a valorização patrimonial até 2030.

RESUMO – As empresas do agronegócio fazem parte da mais longa cadeia de abastecimento da economia nacional, do campo à mesa do cliente. Partindo de “commodities”, os produtos chegam a custar ao consumidor de 20 a 40 vezes mais quando comparados ao início da cadeia. Nesse processo de agregação, as indústrias têm alcançado maior “valuation” (do inglês, avaliação de empresas) por meio do investimento em qualidade, sabor, saúde e bem-estar aportados pelos produtos.

Notícia continua após o anúncio

Ainda que as consultorias e a Organização das Nações Unidas (ONU) afirmem há décadas que um valor agregado expressivo virá das práticas de meio ambiente, sustentabilidade e governança (ESG), há controvérsias e barreiras no agronegócio brasileiro.

Através de dados secundários, realizou-se um mapeamento sistemático das correlações entre ESG – digital – “valuation”, demonstrando a importância das ações de impacto socioambiental positivo aceleradas com o digital. Pesquisamos e mapeamos trabalhos científicos através do Google Acadêmico. Comparamos dados primários de “valuation” na plataforma de dados Yahoo Finanças, junto com dados de risco ESG da plataforma Sustainalytics.

Construiu-se a Matriz de Inovação Socioambiental Corporativa, Valor ESG para Stakeholders versus Valor da Empresa para Acionistas, mostrando as lacunas entre empresas brasileiras e similares multinacionais, para identificar caminhos de valorização patrimonial na cadeia brasileira do agronegócio. O trabalho sugere um perfil emergente de empresas, com “valuation” superior a 25x LAJIDA, que provavelmente surgirá como ápice da cadeia até 2030, sendo chamada de AgriTech 6.0.

Palavras-chave: valor; sustentabilidade; agroindústria; risco social; comunicação

Referências: O PAPEL vol. 86, N.o 1, pp. 66 – 81 – JAN 2025

Últimas Notícias

Primeiro semestre é marcado por oscilações nas exportações de madeira

Análise da WoodFlow aponta crescimento de 5% em volume de madeira e 5,6% em valor, mesmo com quedas mensais expressivas

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades