Francisco Ruiz-Tagle, CEO da CMPC (Compañía Manufacturera de Papeles y Cartones), foi premiado como CEO do Ano em Sustentabilidade pelo Council of the Americas. A premiação reconheceu o compromisso de Ruiz-Tagle com a sustentabilidade, evidenciado pelo aumento para mais de 95% na certificação de manejo sustentável das florestas da empresa.
Sob sua liderança, a CMPC tornou-se uma das principais empresas do setor na América Latina, com mais de 90% de sua energia proveniente de fontes renováveis.
Além disso, a empresa emitiu dívida verde totalizando US$ 3,4 trilhões e implementou uma Estratégia de Natureza, Conservação e Biodiversidade. A CMPC também estabeleceu metas ambiciosas de redução de emissões de gases de efeito estufa e busca se tornar uma organização com desperdício zero, além de expandir suas áreas de conservação.
Para Ruiz-Tagle, o reconhecimento é um impulso e, ao mesmo tempo, nos desafia a seguir esse caminho. O trabalho da CMPC está profundamente ligado ao meio ambiente, às comunidades vizinhas e a todo o ecossistema que a compõem.
“Por trás de cada uma dessas conquistas está uma enorme equipe que trabalha diariamente com comprometimento para desenvolver uma companhia mais sustentável. Minha gratidão a todos aqueles que adotaram como sua a visão da CMPC de um mundo mais natural e se engajaram de forma responsável na conquista de nossos ambiciosos objetivos”, afirma o CEO, que em 2022 também foi eleito diretor do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento (WBCSD), tornando-se também o primeiro latino-americano a ocupar esta posição.