As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Fundação Florestal E Bracell Renovam Compromisso

Parceria entre Fundação Florestal e Bracell renova compromisso com a preservação de florestas nativas em SP
A iniciativa visa à proteção de 70 mil hectares de Unidades de Conservação e inclui medidas como monitoramento, controle de incêndios e apoio à biodiversidade
A parceria entre a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e a empresa Bracell, especializada na produção de celulose solúvel, visa à conservação de cerca de 70 mil hectares de florestas nativas, distribuídos em 11 Unidades de Conservação no Estado de São Paulo. Este compromisso foi renovado, nesta segunda-feira (11), por meio do programa Adote um Parque. O objetivo é promover o desenvolvimento e a implementação de ações voltadas para a proteção da biodiversidade, incluindo a doação de insumos, serviços e apoio à Operação SP Sem Fogo.
Segundo o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, o Programa Adote um Parque, além de apoiar o desenvolvimento das Unidades, promove o engajamento da sociedade na conservação ambiental. “No primeiro ano da parceria com a Bracell, já conseguimos ver os benefícios nas UCs, principalmente na rápida resposta no controle e mitigação de incêndios. Agora, com a ampliação das frentes de apoio, também atuaremos em conjunto na proteção da fauna silvestre e conservação das florestas nativas”.
O compromisso renovado visa apoiar a proteção das Unidades de Conservação contra incêndios florestais, envolvendo a instalação de placas educativas, monitoramento por câmeras de longo alcance, controle de espécies invasoras, monitoramento da fauna e construção de passagens aéreas para a vida selvagem. O número de Unidades participantes aumentou, sendo elas: Estações Ecológicas Águas da Santa Bárbara, Angatuba, Avaré, Barreiro Rico, Caetetus, Itapeva, Paranapanema e Sebastião Aleixo da Silva (Bauru), Parques Estaduais de Carlos Botelho e Nascentes do Paranapanema e Refúgio de Vida Silvestre Aimorés (Gleba II – Jardim Botânico).
A parceria reitera a iniciativa da empresa, cujo compromisso é o de proteger, conservar ou restaurar um hectare de floresta nativa para cada hectare plantado de eucalipto no estado. Ao longo dos últimos meses, a parceria também beneficiou o combate aos incêndios florestais, com apoio às ações preventivas, incluindo a construção e manutenção de aceiros, a doação de equipamentos e capacitações para combate a incêndios.
“Para a Bracell é muito importante celebrar parcerias que potencializam o nosso forte comprometimento com a sustentabilidade, especialmente tendo em vista a proteção da vegetação nativa dos biomas brasileiros. Temos a alegria de já ter alcançado 82% da meta do nosso ‘Compromisso Um-Para-Um’ e essa parceria é mais um importante passo para atingirmos o nosso objetivo. Seguiremos mapeando outras regiões que precisam de apoio sempre em parceria com autoridades competentes”, afirma João Augusti, gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell.
Estiveram presentes no evento que firmou a parceria, o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade, o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, e lideranças da Bracell como o vice-presidente de sustentabilidade, Márcio Nappo, o gerente de Sustentabilidade, João Augusti e a Gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social, Mouana Sioufi.
Para ver o termo na íntegra, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2023/09/termo-de-patrocinio-ff-de-no-01-2023/
 
Programa Adote um Parque
O Adote Um Parque é um programa de parcerias criado pela Fundação Florestal para os amantes da natureza que, conscientes da importância da preservação ambiental do nosso planeta, querem contribuir para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais no Estado de São Paulo. Seu principal objetivo consiste em salvaguardar o patrimônio natural existente, protegendo espécies raras da fauna e da flora em seus habitats naturais, muitas delas ameaçadas de extinção, e de recursos como a água doce, garantida pelas florestas e tão necessária à nossa sobrevivência.
Dentre as possibilidades de parceria estão: adoção de trilhas, atrativos e/ou Unidades de Conservação; construção, manutenção, reforma ou adequação de locais como centros de visitantes, sede administrativa, bases operacionais e de pesquisa ou estruturas e placas de sinalização de trilhas e atrativos; adoção temporária de espécie animal, com o estabelecimento de medidas de proteção; desenvolvimento, implantação e/ou manutenção de programas e projetos de educação ambiental; interação socioambiental; visitação/uso público; turismo sustentável; pesquisa e manejo; proteção à biodiversidade; voluntariado; comunicação e marketing da Fundação Florestal e das UCs, incluindo materiais digitais, impressos e souvenirs. Há ainda a possibilidade de doação de bens móveis, vantagens e materiais de consumo para o apoio à gestão de UCs; e, por fim, a prestação de serviços de qualquer natureza. O Programa prevê diversas contrapartidas aos patrocinadores e doadores, que também recebem o selo do Programa Adote Um Parque da Fundação Florestal.
Para mais informações sobre o programa, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/negocios-e-parcerias-para-sustentabilidade/adote-um-parque/
 
Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades