As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Holmen Board and Paper conquista alta flexibilidade de produção com reforma da ANDRITZ

A reforma permite que a Holmen Board and Paper fortaleça sua posição no mercado de embalagens

A fábrica da Holmen Board and Paper em Braviken, Suécia, agora opera com máxima eficiência e flexibilidade de produção após o grupo internacional de tecnologia ANDRITZ concluir com sucesso a reforma da máquina de papel (PM52).

A ANDRITZ implementou seu conceito exclusivo, permitindo a produção flexível de papel para livros, papel jornal e papel para embalagens (containerboard), todos à base de pasta termo-mecânica (TMP) na PM52. A máquina possui uma largura de tela de 9,3 m e velocidade de projeto e operação de 1.600 m/min. A reforma permite que a Holmen fortaleça sua posição no mercado de embalagens, aumentando tanto a qualidade quanto a capacidade de produção das gramaturas de containerboard.

Notícia continua após o anúncio

Os produtos de containerboard à base de pasta mecânica desenvolvidos pela Holmen são considerados inovações significativas no setor de embalagens de papel. Eles oferecem reduções de gramatura de até 20% em comparação com produtos tradicionais, mantendo uma excelente aparência visual. A elevada resistência do papel é obtida sem a aplicação de amido na superfície e com uma pegada de carbono muito baixa.

A ANDRITZ forneceu serviços de engenharia, instalação e partida, além de componentes-chave para a reforma completa. O centro do projeto foi a conversão da antiga seção de formação utilizando a tecnologia patenteada PrimeForm TW shoe blade former, que assegura relações ideais MD/CD, formação superior entre os diversos tipos de papel e máxima capacidade de desaguamento.

O sistema de com sapata livre de pulsação, e a tecnologia patenteada de abraçamento variável são elementos essenciais para a alta flexibilidade da nova seção de formação. A nova caixa de entrada PrimeFlow AT melhora a qualidade do jato, a dispersão e orientação das fibras. Além disso, a seção de prensagem foi reformada para aumentar a secagem, economizar energia e melhorar a operabilidade da máquina. O escopo de fornecimento também incluiu um pacote de vestimentas, um pacote de peças sobressalentes, sistemas de controle ampliados e um pacote de automação para maior eficiência.

Peter Dahlén, Diretor Técnico da Holmen Board and Paper, declarou: “Estamos muito satisfeitos com a solução da ANDRITZ, que atende aos nossos altos requisitos e nos permite aumentar a eficiência e a capacidade de produção conforme planejado. Com o novo e sofisticado conceito, agora podemos alternar facilmente entre diferentes tipos de papel. A nova seção de formação oferece um amplo conjunto de ferramentas de otimização, e estamos impressionados com a facilidade de ajuste da geometria, mesmo com a máquina operando em velocidade máxima.”

 “Este projeto demonstra nosso compromisso e capacidade de fornecer tecnologia inovadora, de alto desempenho, e suporte completo de serviços, que ajudam nossos clientes a atender às demandas de um mercado dinâmico,” enfatiza Gerald Steiner, Vice-Presidente Sênior de Papel e Tissue na ANDRITZ.

A Holmen Board and Paper produz papel cartão premium e produtos de papel inovadores para uma ampla gama de aplicações finais, utilizando principalmente fibras virgens de florestas manejadas de forma sustentável. A empresa opera quatro unidades de produção na Suécia e no Reino Unido.

LEIA TAMBÉM:

IPEL bate recorde de produção de papel tissue

Longjing Paper inicia operação da máquina tissue ANDRITZ PrimeLineHyTAD

Sylvamo moderniza fábrica nos EUA com reconstrução de máquina de papel pela Valmet

BM 13 de Rugao da Asia Symbol atinge Certificação de Aceitação Final em apenas 11 meses após o início das operações

Elixrr entra no setor de MDF com sistema de refino pressurizado da ANDRITZ

Fonte: Andritz

Últimas Notícias

Tarifaço: os possíveis impactos da decisão de Donald Trump para o setor de celulose no Brasil

Especialistas explicam os efeitos que a tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros pode gerar para o comércio exterior do Brasil

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades