Em Semana Internacional da Celulose, Elizabeth de Carvalhaes, presidente do ICFPA e da Ibá, destacou a preocupação com a economia sustentável na indústria florestal global
O International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA) destacou a importância da indústria global de base florestal no desenvolvimento de uma economia sustentável, a melhoria de desempenho em indicadores ambientais e sociais e os investimentos em tecnologia e inovação do setor durante a 13ª Semana Internacional da Celulose, entre os dias 1º a 4 de maio. O evento contou com uma palestra da presidente da associação e da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), Elizabeth de Carvalhaes.
Na ocasião, a executiva abordou a constante busca do setor por inovação e sustentabilidade, com importantes conquistas como a maior reciclagem de papéis e a otimização do uso da fibra. “Os membros do ICFPA vêm aumentando a taxa de recuperação de papel ano a ano, reciclando quase 60% daquilo que produzem”, afirma.
Elizabeth também destacou os progressos significativos do setor de produtos florestais na redução da sua pegada de carbono, estoque de carbono e remoção de gases de efeito estufa – que ajudam a mitigar as mudanças climáticas. Os membros do ICFPA alcançaram a importante redução de 5% de suas emissões de gases de efeito estufa desde o ano base de 2010/2011 e de 17% desde 2004/2005 (Relatório ICFPA 2015).
“As atividades produtivas de base florestal, apoiadas em manejo e plantio sustentável, são parte fundamental da economia de baixo carbono”, explica a presidente da Ibá e do ICFPA.
A Semana Internacional de Celulose ocorre anualmente e reúne os maiores produtores mundiais do insumo, fornecedores, empresas de logística, instituições financeiras e seus clientes. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.
O ICFPA atua como um fórum global de diálogo, coordenação e cooperação. Juntos, os membros do ICFPA representam mais de 90% da produção global de papel e mais da metade da produção global de madeira. Para mais informações, acesse icfpa.org.