As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Inventário de Emissões de Gases: projeto de lei poderá promover a descarbonização

Atuando na elaboração de inventários, AFRY avalia que texto em análise no Senado, exigindo a medição das emissões anuais acima de 10 mil toneladas de C02, deve acelerar o monitoramento e as ações de sustentabilidade das empresas

Notícia continua após o anúncio

O Projeto de Lei 2148/2015, que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) e prevê regras para a venda de títulos de compensação, atualmente em tramitação no Senado, poderá acelerar as medidas de redução e monitoramento das emissões, caso seja aprovado. Na avaliação da AFRY – empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria –, a medição das emissões é um passo importante para se avaliar em que medida as operações impactam, o meio ambiente e, a partir daí, se definir quais medidas devem ser tomadas.

Aprovado em dezembro de 2023 na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei prevê que empresas que emitem acima de 10 mil toneladas de carbono equivalente por ano terão de fazer um plano de monitoramento e enviar relatório anual ao SBCE.

“Fornecer informações detalhadas a respeito das emissões é uma etapa fundamental para que as organizações definam as ações rumo a uma operação de baixa emissão e avancem em suas estratégias de sustentabilidade”, afirma Nilson Niero, diretor de Consultoria, Energia, Infraestrutura e Projetos Especiais da AFRY, ao ressaltar “o papel relevante das empresas para frear as emissões e limitar o aquecimento global em 1,5ºC até 2030.

A AFRY tem apoiado companhias brasileiras na elaboração do inventário das emissões de suas unidades industriais e demais instalações, além de realizar o cálculo do estoque de carbono correspondente aos ativos florestais, quando aplicável.

“Um plano de redução das emissões requer a compreensão da complexidade dos processos e das operações das indústrias de todos os setores. E é nessa direção que os nossos especialistas, com sua visão multidisciplinar, têm atuado para que as empresas avancem rumo a uma operação com baixa emissão de GEE”, destaca Niero.

Em sua avaliação, mesmo sem aprovação do PL pelo Senado, as organizações terão que se engajar para conter a emissão de gases de efeito estufa, pois esta é uma pressão de toda a sociedade. “A exigência legal pode acelerar esse processo, mas as empresas devem avaliar suas emissões antes mesmo que isso se torne obrigatório, e nesse caso também poderão se antecipar às exigências legais, caso o PL venha a ser aprovado.”

Programa Brasileiro GHG Protocol

Realizado pela equipe de Sustentabilidade da AFRY, o inventário tem como base o Programa Brasileiro GHG Protocol e considera as fontes de emissão relacionadas ao escopo 1, o qual refere-se às emissões diretas de GEE decorrentes das operações próprias da empresa, e ao escopo 2, que envolve as emissões indiretas de GEE provenientes da aquisição de energia elétrica.

Últimas Notícias

Suzano lança pedra fundamental da fábrica de papel em Aracruz

A Suzano está investindo R$ 650 milhões no empreendimento que, além da produção de papel, também fará a sua conversão em papéis higiênicos na unidade

Bolder reúne indústria para promover inovação em Combustíveis Sustentáveis de Aviação

O programa para Combustíveis Sustentáveis de Aviação da Bolder reúne empresas como a Suzano, a Galp, e a Vibra, maior distribuidora de combustíveis do Brasil

International Paper anuncia aquisição da DS Smith

O acordo de aquisição da International Paper e DS Smith será de participação de 66,3% e 33,7%, respectivamente. A transação foi de US$ 9,9 bilhões.

Branded Contents

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Contech anuncia início de atividades no México

Com negócios fechados no México, a Contech, chega ao seu décimo terceiro país em atividades, levando patentes, inovações e soluções químico-mecânicas para o segmento de celulose e papel

Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades