A IPEL, tradicional indústria de papel tissue de Santa Catarina, iniciou 2025 com uma novidade estratégica para um dos seus principais setores: a divisão da Diretoria Comercial em duas frentes, uma voltada ao varejo e outra ao segmento professional. A área de varejo permanece sob a liderança de Luciana Dobuchak, que soma mais de duas décadas de atuação na empresa. Já o segmento professional será liderado por Flávio Leme, executivo com ampla experiência no mercado de tissue, que também assumirá a gestão da área de Outsourcing, considerada estratégica para o crescimento da empresa nos próximos anos.
Flávio Leme acumula uma carreira consolidada em vendas e no mercado B2B da indústria de papel, embalagens e impressão, com passagens por empresas de renome nacional e internacional, como a Art Laser Gráfica e Editora e a multinacional finlandesa Stora Enso.
“O segmento professional tem demandas específicas e crescentes, e nossa missão será oferecer soluções que unam inovação, eficiência e sustentabilidade. Estou entusiasmado com a oportunidade de contribuir para o crescimento da IPEL e consolidar ainda mais a empresa como referência no setor”, afirma Flávio Leme.
O foco desta reestruturação vem em conjunto com a estratégia de crescimento do segmento professional além da estruturação do varejo regional, onde a IPEL espera aumentar sua atuação e reforçar sua presença nos estados do Sul do país.
Com sua experiência em P&D, Flávio Leme também aporta mais velocidade e conhecimento no desenvolvimento de novos produtos para compor o mix de produtos na marca IPEL, podendo oferecer aos distribuidores o conceito de “banheiro completo”, com a solução completa para atendimento dos consumidores finais.
O outsourcing também é estratégia foco do Varejo, com o desenvolvimento de produtos que compõem o olhar de “cesta completa” no que diz respeito a produtos de higiene pessoal, levando ao pequeno varejista a opção de centralizar suas compras em um único fornecedor.
Nesta frente, junto com a área de Marketing, aporta o foco estratégico da diretora Luciana Dobuchak, que, em parceria com Leme, conduzirá um amplo trabalho de discussão de portfólio, branding e trade marketing.

“A Diretoria Comercial passa a atuar no conceito de Unidades de Negócios, de forma estratégica e focada, ampliando as soluções oferecidas pela IPEL e aportando mais produtos aliado a estratégias de branding, pricing e foco no mercado”, reforça Luciana.
A reestruturação da Diretoria Comercial faz parte das estratégias da IPEL para manter o crescimento sustentável da companhia, há mais de 40 anos no mercado. Recentemente, a empresa também anunciou um investimento de R$100 milhões para ampliar sua capacidade produtiva, melhorar a gestão de pessoas e acelerar a implementação de tecnologias alinhadas aos conceitos de Indústria 4.0.