A Irani participou do Workshop de Inovação promovido pelo Instituto de Embalagens, realizado no último dia 17, em São Paulo. Sônia Oliveira, coordenadora de Inovação, e Vera Morais, gerente de P&D, Qualidade, PCP, Logística e Administrativo Patrimonial, representaram a companhia no evento, realizado na sede da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Implementos. As duas profissionais vivem na prática os desafios e buscam soluções para produzir embalagens ainda mais sustentáveis, inteligentes e alinhadas às demandas do presente e do futuro.

O workshop debateu como a indústria de papel e papelão ondulado está se reinventando num mercado cada vez mais pressionado por sustentabilidade, eficiência e diferenciação, onde a gestão de inovação e dos projetos de P&D se tornaram um fator decisivo para o sucesso. Foram abordados, entre outros temas, as inovações em embalagens plásticas, resinas e aditivos inovadores, papéis especiais e aplicações, papéis com barreiras especiais e cases reais de inovação. Foto: Divulgação/Irani
Vera Morais apresentou a trajetória de evolução da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Irani, destacando marcos importantes como a criação do setor em 2003, sua reestruturação em 2010 com foco em processos e pesquisa, a implantação do setor de inovação em 2012, a nomeação da primeira mulher como gerente industrial em 2023 e, no ano passado, a construção de um laboratório exclusivo para P&D. Essas evoluções foram importantes para trazer robustez à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Irani.
Já Sônia Oliveira, que lidera a estratégia de inovação da companhia, destacou em sua apresentação que, “para seguirmos protagonistas no impacto que geramos, estruturamos um ecossistema robusto para gestão de inovação”. Ela diz ainda que a inovação é um dos principais pilares estratégicos para o avanço da empresa, tanto no aspecto de eficiência operacional quanto na antecipação de tendências e desenvolvimento de novos negócios. “Nossas iniciativas são alicerçadas na manutenção da cultura de inovação resiliente, gestão estratégica de projetos de PD&I, inovação aberta e Corporate Venture Capital, com investimentos minoritários em startups”, ressaltou.
Fonte: Irani