A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, promove no dia 8 de agosto a quarta edição do Encontro com a Diversidade, Inclusão e Pertencimento, que neste ano tem como linha temática o slogan Aliados pelo respeito. Em evento online e aberto ao público, colaboradores e convidados compartilharão suas experiências e opiniões, reforçando a importância do tema dentro da companhia, entre outras ações constantemente realizadas.
Ações e programas de diversidade da empresa vêm sendo referendadas, nos últimos anos, por instituições como Great Place to Work (GPTW) e pelo Instituto Ethos. Além de manter bancos de talentos específicos para profissionais LGBT e PCDs, a empresa conta, há três anos, por exemplo, com o programa Eu Valorizo a Diversidade. A iniciativa busca promover a inclusão de grupos minorizados no quadro funcional da companhia, premiando colaboradores por indicações de profissionais e que gerem contratações. Em 2023, a companhia registrou 11% de aproveitamento destas indicações.
Recentemente, por exemplo, a Irani passou a revisar as estruturas de todas as suas unidades em SC, RS, MG e SP para verificar melhorias possíveis e assegurar a plena acessibilidade das instalações. Além de obras que serão realizadas, a ação também reforça entre todos os colaboradores que a empresa busca ser cada vez mais diversa e inclusiva.
“Estar constantemente avançando nestes temas é fundamental para que se tenha esse pilar como uma cultura permanente, e não apenas de forma pontual ou esporádica” destaca o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira.
Dentro das metas ESG definidas pela empresa para até 2030 consta, ainda, a igualdade de gêneros no quadro de colaboradores e a meta de ter mais mulheres em cargos de liderança. Entre 2021 e 2023, a Irani já avançou de 17% para 25% no número de trabalhadoras em seu quadro de pessoal e de 17% para 21% em posições de liderança.
“Entendemos que para termos mais mulheres em cargos de liderança é essencial que também tenhamos mais colaboradoras em posições iniciais. Isso começa com a contratação de mulheres para a empresa. Dessa forma, conseguiremos promovê-las internamente e não precisaremos buscar lideranças femininas fora da nossa organização” diz Oliveira.
Ter a diversidade como uma cultura – o que demanda constância e consistência em ações e programas inclusivos – é um dos temas abordados no webinar. Um cenário bastante atual e nem sempre debatido sob a ótica da diversidade é o ambiente de trabalho cada vez mais intergeracional – também foco desta edição do evento.
Abrindo o encontro, o diretor-presidente da Irani, Sérgio Ribas, abordará o papel das companhias de propagar a importância da diversidade também fora dos muros da empresa e entre seus stakeholders. Os ganhos para as empresas que atuam sob estas premissas se refletem, por exemplo, em uma empresa mais inovadora, ressalta Oliveira.
“O sucesso do nosso programa Inova Ideias, que estimula o compartilhamento de ideias por parte dos colaboradores há uma década também é resultado da diversidade. Um ambiente de trabalho mais diverso também tende a ser mais inovador”, avalia o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani.
Como participar
O que: Encontro com a Diversidade, Inclusão e Pertencimento pode ser acessado por qualquer pessoa no canal da companhia no Youtube: www.youtube.com/@IraniOficial.
Quando: em 8 de agosto, das 10h15min às 12h.
Como: ao acessar o webinar todos os participantes podem fazer perguntas e debater os temas propostos. A edição de 2023 foi assistida por mais 2,2 mil pessoas, o que inclui, além de colaboradores, profissionais de empresas parceiras, fornecedores e clientes.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.