A Klabin inaugurou ontem (27.03) a Unidade Piracicaba II, maior fábrica de papelão ondulado das Américas. Resultado de um investimento de R$ 1,56 bilhão, a fábrica apresenta uma capacidade produtiva de 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano. Em operação desde abril de 2024, o Projeto Figueira, como foi nomeado pela companhia, contempla as tecnologias mais modernas disponíveis atualmente e fortalece o modelo de integração da Klabin, ampliando a capacidade de conversão de papéis em embalagens com máxima eficiência.
A Unidade Piracicaba II representa um marco na história da companhia e no setor de embalagens, como ressaltou Cristiano Teixeira, diretor-geral da empresa, durante a cerimônia de inauguração.
“Conseguimos reunir neste projeto o que há de mais moderno em termos de tecnologia para entregar, com ainda mais eficiência, as melhores embalagens aos nossos clientes. Além disso, a localização da Unidade, em um grande centro consumidor do Brasil, confere à Klabin uma vantagem logística relevante, que agiliza a distribuição para clientes de diversas regiões do País.”
Ainda de acordo com Teixeira, a mais recente fábrica da Klabin desponta como a 24ª unidade fabril da empresa, sendo a 7ª do estado de São Paulo. “Esta unidade de integração recebe papéis de fibra virgem que fabricamos em unidades instaladas no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo, além de papéis reciclados de uma unidade do Nordeste. Convertemos o papel em chapas e, em seguida, em caixas de papelão ondulado para clientes de mercados variados”, detalhou.
A cerimônia de inauguração foi realizada na Unidade e contou com a participação de clientes, fornecedores, instituições parceiras, poder público e imprensa, que tiveram a oportunidade de conhecer a operação durante uma visita guiada. A celebração ainda contou com a presença de Horacio Lafer Piva, presidente do Conselho de Administração da empresa, Douglas Dalmasi, diretor de Embalagens, e de outros profissionais da empresa. Também compareceram ao evento Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e Helinho Zanatta, prefeito de Piracicaba, entre outras autoridades estaduais e municipais.
“O nosso propósito é tornar o estado menos burocrático, proporcionando alavancas que possibilitem o nosso desenvolvimento. Quebramos recordes de investimentos anunciados no estado de São Paulo nos últimos meses de janeiro e fevereiro, com uma soma de quase R$ 40 bilhões”, informou o governador, ao comentar a relevância do investimento da Klabin para o desenvolvimento da região e do estado como um todo.

Klabin – Por dentro da maior e mais moderna fábrica de embalagens de papelão ondulado das Américas

Instalada em um terreno de mais 1 milhão de m², com uma área construída de mais de 100 mil m², a fábrica opera duas onduladeiras de 2,8 metros de largura, com velocidade de 450 metros por minuto, e nove impressoras de última geração, sendo cinco flexo folder gluer e quatro corte e vinco.
Foto: Divulgação Klabin
A Unidade conta com um estoque de papel com capacidade para 6 mil bobinas (o equivalente a 15 mil toneladas) e possui 16 docas de carregamento na expedição, que funcionam simultaneamente. Um sistema totalmente automatizado para montagem e saída de paletes, otimizando a logística e proporcionando maior eficiência operacional.
Entre os destaques tecnológicos, está um estoque vertical, pioneiro na América Latina, com capacidade de armazenar 2,3 milhões de m³ de chapas de papelão ondulado (equivalente a 1,1 mil toneladas).
“Os equipamentos da Unidade Piracicaba II contam com as melhores tecnologias disponíveis hoje no mercado, trazendo ganhos importantes em segurança e produtividade. Para atuar na nova planta, formamos um time de profissionais bastante qualificado, que passou até seis meses em treinamento, incluindo intercâmbios em países como França, Alemanha e Japão, onde os equipamentos foram fabricados”, pontuou Dalmasi, diretor de Embalagens da Klabin.