As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Klabin realiza estudo de pegada de carbono para celulose fluff

Resultados indicam que a celulose fluff da Klabin possui menor emissão de gases de efeito estufa em seu ciclo de vida no estudo comparativo com produtores norte-americanos.

A Klabin obteve resultados relevantes em um estudo sobre a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) gerados no ciclo de vida de sua celulose fluff, quando comparada ao mesmo produto fabricado nos Estados Unidos. De acordo com os resultados, a PineFluff® tem uma pegada de carbono 62% menor e a PineFluff eXcel® 64% menor em relação à celulose fluff produzida no Sudeste dos Estados Unidos e disponibilizada no Porto de Savannah, na Geórgia.

Notícia continua após o anúncio

A iniciativa, que visa avaliar a pegada de carbono do produto, foi feita pela consultoria ACV Brasil, especialista em análise de ciclo de vida, e validada pela SGS Brasil, especializada em testes, inspeção e certificação, seguindo a metodologia do GHG Protocol (Product Life Cycle Accounting and Reporting Standard), além das normas ISO 14.040 e 14.044, de 2009.

Para a análise, foram consideradas as celuloses de fibra longa da Klabin (PineFluff® e PineCel®), produzidas a partir de florestas plantadas e certificadas de pínus, e a PineFluff eXcel®, um tipo de celulose fluff inédita no mundo, lançada pela Companhia em 2022, que tem sua origem no mix de celulose de fibra longa (pínus) e fibra curta (eucalipto).

A pegada de carbono é uma métrica que avalia as emissões de gases de efeito estufa. Na Klabin, a quantificação das emissões de GEE levou em consideração a energia, os materiais e insumos utilizados desde o cultivo florestal e a fabricação do produto, até o transporte. O resultado positivo se deve ao manejo florestal responsável adotado pela Companhia, ao uso de uma matriz energética renovável e à produção em uma fábrica moderna e eficiente.

A Klabin é reconhecida por estar na vanguarda da sustentabilidade, potencializando a sua eficiência por meio do uso das mais modernas tecnologias disponíveis. A operação da Unidade Ortigueira, no Paraná, onde a celulose de mercado da Companhia é produzida, somada aos diferenciais da celulose fluff, fez a empresa alcançar resultados muito positivos no estudo de Pegada de Carbono.

Além disso, a celulose fluff é um produto de alto valor agregado, que atende mercados premium e menos comoditizados. Comprovadamente um material versátil e altamente absorvente, a fluff oferece propriedades superiores para retenção de líquidos, sendo utilizada, com sucesso, em fraldas infantis e geriátricas, absorventes e lenços umedecidos.
 

Últimas Notícias

Tarifaço: os possíveis impactos da decisão de Donald Trump para o setor de celulose no Brasil

Especialistas explicam os efeitos que a tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros pode gerar para o comércio exterior do Brasil

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades