As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Em meio a juros altos e instabilidade no crédito, Grupo Mazurky mantém plano de investimentos em 2025

Para 2025 a companhia projeta um crescimento de 20%

Mesmo com o recuo do governo federal em relação às mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o sinal de alerta permanece aceso no setor industrial. A insegurança provocada pelas alterações iniciais evidenciou a fragilidade do ambiente de crédito no Brasil, aumentando a cautela entre empresas que dependem de financiamento para manter ou expandir suas operações.
 

Em meio a esse cenário desafiador, o Grupo Mazurky, produtora de embalagens de papelão ondulado, mantém seu plano de crescimento e modernização. Para 2025, a companhia projeta um crescimento de 20%, mesmo índice alcançado em 2024, apesar das oscilações de mercado observadas no início do ano.
 

“No mês passado, segundo a Empapel*, tivemos uma queda leve, mas significativa para o setor. Ainda estamos em maio, e tradicionalmente o segundo semestre é mais aquecido para o nosso segmento. Acreditamos, sim, em um crescimento modesto ainda este ano, mesmo que abaixo do inicialmente planejado”, afirma o CEO do Grupo Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz.
 

Notícia continua após o anúncio

De acordo com o executivo, os principais entraves para o avanço da indústria são a alta taxa de juros, a volatilidade cambial e a falta de previsibilidade. “Esse ambiente instável impacta diretamente nossa capacidade de investir. Quando o investimento desacelera, toda a engrenagem da economia — indústria, comércio e serviços — perde força. Ainda assim, seguimos confiantes e fiéis ao planejamento que traçamos no passado”, reforça Mazurkyewistz.
 

Apesar das dificuldades macroeconômicas, o Grupo Mazurky segue fazendo investimentos, especialmente em tecnologia. De 2017 para cá, foram investidos R$ 36 milhões em equipamentos de ponta, incluindo uma impressora digital importada da Espanha com tecnologia inédita no país, capaz de reproduzir com precisão as cores de qualquer marca no papelão kraft, com qualidade fotográfica.
 

Setor – O setor de papelão ondulado encerrou 2024 com o maior volume anual já registrado desde o início da série histórica da Empapel, com 4,24 milhões de toneladas expedidas — crescimento de 4,9% em relação a 2023. Apesar do desempenho positivo, os primeiros meses de 2025 têm sido desafiadores para toda a cadeia.
 

“O primeiro trimestre foi positivo, atingimos 98% das metas traçadas. Mas abril e maio foram meses difíceis, marcados por novos reajustes que afetam toda a cadeia produtiva e levam muitos clientes a buscarem alternativas mais baratas, o que gera uma ‘dança das cadeiras’ no setor. Ainda assim, estamos otimistas com o segundo semestre”, avalia.
 

Mesmo diante da pressão do cenário macroeconômico, os investimentos continuarão — ainda que em ritmo mais cauteloso. “Talvez não consigamos executar todos os aportes no tempo que gostaríamos, mas eles não vão parar. Como costumo dizer, o industrial vive para comprar máquinas. Quando terminamos de pagar uma, ela já está desatualizada. Precisamos seguir investindo, porque parar no tempo não é uma opção”, conclui o CEO.
 

PesquisaLink

Fonte: Mazurky

Últimas Notícias

Tarifaço: os possíveis impactos da decisão de Donald Trump para o setor de celulose no Brasil

Especialistas explicam os efeitos que a tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros pode gerar para o comércio exterior do Brasil

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades