O Pacto Global – Rede Brasil, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Suzano, lançou um Grupo de Trabalho Florestal sobre Direitos Humanos, com foco em melhorar as condições de trabalho e promover a sustentabilidade no setor florestal brasileiro. A iniciativa, que terá inicialmente atenção para os estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, visa transformar a atividade florestal na região em um modelo de práticas responsáveis e um exemplo de transformação social.
O lançamento do grupo ocorreu durante o 13º Fórum de Empresas e Direitos Humanos, em Genebra, e reuniu diversos representantes do setor florestal para discutir soluções colaborativas para os desafios relacionados aos direitos humanos. Entre os objetivos do Grupo de Trabalho estão a implementação de normativas como a CSDDD, EUDR e o PL 572/22, além de ações para erradicar o trabalho análogo à escravidão e promover o trabalho decente em toda a cadeia de valor florestal.
“Nosso propósito é criar uma jornada colaborativa para compartilhar boas práticas e monitorar o progresso das ações, além de promover o empoderamento dos atores da cadeia florestal”, afirma Gabriela Almeida, gerente-executiva de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global. A Suzano, em colaboração com o Pacto Global e a OIT, também está ampliando a devida diligência em direitos humanos ao longo de sua cadeia de fornecimento, com o programa ‘Nossa Voz Florestal’, que oferece mecanismos de reclamação para trabalhadores.
Além das iniciativas já mencionadas, o grupo irá produzir relatórios e realizar treinamentos para empresas do setor, visando a integração de boas práticas e o cumprimento das leis nacionais e internacionais, alinhando as atividades florestais brasileiras com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A parceria entre o Pacto Global, a OIT e a Suzano promete fortalecer a sustentabilidade e os direitos humanos no setor florestal, incentivando práticas mais éticas e responsáveis na cadeia produtiva do Brasil.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
O Pacto Global – Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br