As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Papirus conquista prêmio de embalagem com projeto para a Cacautello

Caixa desenvolvida com o papelcartão Vitamax para o panetone TRUFATTO Pistache foi destaque na categoria Design – subcategoria Programação Visual Embalagem

Papirus, uma das principais fabricantes de papelcartão do Brasil, conquistou o “Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews – Troféu Roberto Hiraishi 2025”, na categoria Design – subcategoria Programação Visual Embalagem, pelo desenvolvimento da embalagem do panetone TRUFATTO Pistache, da Cacautello.

Notícia continua após o anúncio

Realizado em parceria com a consultoria SIDE (Sistema Integrado da Diversidade de Embalagens), o projeto utilizou o papel Vitamax e teve como objetivo criar uma embalagem que se destacasse no ponto de venda.

“Esse prêmio reforça nossa expertise em soluções inovadoras para o mercado de embalagens e o compromisso da Papirus em agregar valor aos produtos de nossos clientes”, afirma Christian Kroes, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Papirus.
 

Renato Larocca, diretor da SIDE, explica que o grande desafio no desenvolvimento da embalagem foi criar um diferencial que garantisse destaque nas gôndolas do varejo, aliando elegância, sofisticação e funcionalidade. “Além da atratividade visual, o projeto precisava garantir praticidade no envase, facilidade de uso pelo consumidor final e alta resistência para proteger os produtos. Afinal, a embalagem deveria comportar não apenas um panetone recheado, mas também um pote de vidro com creme de pistache extra, totalizando quase 1,2 kg de peso”, conta.

Para atender a esses requisitos, foi desenvolvida uma solução utilizando o papelcartão Vitamax 325g/m² da Papirus – com 15% de fibras de papel reciclado em sua receita, sendo 3% pós-consumo -, material que assegura alta qualidade nos acabamentos gráficos. A caixa, impressa pela gráfica Nitoli, incluiu a aplicação de verniz UV fosco e verniz UV brilho localizado, além do hot stamping dourado, conferindo um aspecto sofisticado e premium ao produto.

O design da embalagem também foi um diferencial. Seu formato sextavado proporciona ergonomia e um apelo estético que remete a produtos de luxo. Para otimizar o envase e reforçar a estrutura, foi desenvolvido um fundo automático especial, garantindo resistência e estabilidade durante o transporte e armazenamento.

Outro grande destaque do projeto foi a tampa integrada à embalagem, formando uma peça única. Esse design facilita o manuseio no envase industrial e torna a abertura e fechamento do produto mais prático para o consumidor final. Diferente das embalagens convencionais, que muitas vezes precisam ser rasgadas para acesso ao conteúdo, essa solução permite que o consumidor armazene o produto na embalagem original ao longo do consumo, promovendo uma interação mais duradoura com a marca.

“Combinando design, funcionalidade e sofisticação, o projeto desenvolvido para o Cacautello demonstra como a inovação pode agregar valor ao produto e proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor”, conclui o diretor da SIDE.
 

Fonte: Papirus

Últimas Notícias

Valmet lança primeira máquina de gravação a laser das Américas

Com alta precisão e flexibilidade, máquina de gravação a laser tem tecnologia híbrida e pode dobrar a produtividade e elevar a qualidade do embossamento.

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades