No dia 28 de março, a FAPESP realizará um evento para debater o papel da biodiversidade na agenda climática, com foco em temas que estarão em destaque na COP30, como mitigação e adaptação climática, justiça ambiental, transição energética e mercados de carbono e biodiversidade. Além das discussões, o encontro também servirá para planejar a participação da fundação e de seus Programas Estratégicos na conferência global.
A programação será dividida em duas partes. Pela manhã, a Conferência FAPESP terá início às 10h com uma palestra da pesquisadora Ane Alencar (IPAM) sobre a relação entre biodiversidade e mudanças climáticas, sob a mediação de Jean Paul Metzger (BIOTA-FAPESP). Em seguida, uma mesa de debate reunirá especialistas dos Programas Estratégicos da FAPESP, entre eles Cristiana Seixas (PROASA – Nepam-Unicamp), Patricia Morellato (Mudanças Climáticas – Unesp), Carlos Joly (Amazônia+10 – Unicamp) e Simone Vieira (BIOTA – Nepam-Unicamp), que discutirão as contribuições da fundação para as agendas do clima e biodiversidade na COP30.
No período da tarde, a partir das 14h, o foco será a biodiversidade na agenda climática. O primeiro painel, moderado por Gabriela di Giulio, abordará justiça climática e adaptação, reunindo Jean Ometto (Inpe / Plano Nacional de Adaptação), Suely Araújo (Observatório do Clima), Marco Nalon (SEMIL) e Paul Dale (SEMIL / ABEMA). Na sequência, o debate sobre integração das agendas de clima e biodiversidade terá a moderação de Leticia Lotufo e a participação de Pedro Brancalion (ESALQ/USP), Luis Fernando Pinto (SOS MA), Regiane Borsato (Instituto Life) e Juliana Ortega (SEMIL). O encerramento está previsto para as 17h.
O evento busca promover discussões inter e transdisciplinares que reforcem a importância da biodiversidade nas estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas, contribuindo para o fortalecimento das ações da FAPESP e sua presença na COP30.
Para participar, inscreva-se aqui