A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, comemora 10 anos da criação do seu Programa de Apicultura e Meliponicultura, implantado na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR).
Em parceria com Associações de Apicultores, o Programa tem por objetivo aproveitar o potencial das florestas e valorizar os produtos não madeireiros, impulsionando o desenvolvimento de cadeias produtivas que trazem benefícios às comunidades e ao meio ambiente. Na apicultura, a Klabin cede as suas áreas florestais para a instalação e manejo de apiários e, na meliponicultura, investe em pesquisa e multiplicação de abelhas nativas, responsáveis por 40% a 90% da polinização de espécies vegetais, auxiliando também na preservação e uso sustentado do ecossistema.
As atividades propiciam um rápido aumento da renda familiar de pequenos e médios produtores locais, melhoram a produtividade das culturas e se integram perfeitamente às operações florestais da companhia. O projeto já produziu aproximadamente 50 mil quilos de mel e conta hoje com 42 apicultores em 63 apiários instalados nas florestas da companhia no Paraná.