As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Revista O Papel – Edição Novembro

Suzano avança em ramp-up da maior fábrica de celulose em linha única do mundo, aliando eficiência operacional e sustentabilidade

Notícia continua após o anúncio

Editorial – Tecnologias em estado da arte no contexto da bioeconomia

A revista O Papel tem a honra de apresentar em detalhes nesta edição de novembro o Projeto Cerrado da Suzano, que desponta como a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, com capacidade nominal instalada de 2,55 milhões de toneladas de produção anual.

A inauguração desta nova planta, que iniciou a produção de celulose no dia 21 de julho de 2024, irá coroar a comemoração do centenário da Suzano, marco este publicado em destaque na Reportagem de Capa da revista O Papel de janeiro deste ano. Do anúncio da construção dessa unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, até a entrada em operação da nova fábrica, passaram-se pouco mais de três anos.

O curto espaço de tempo parece ser pouco perante a grandiosidade da dimensão do que representa o Projeto Cerrado em termos de inovação, avanços tecnológicos e custos competitivos. Além disso, agrega tantas histórias de vida que participaram de diversas etapas da construção, superando desafios dos mais variados tipos até chegar à conclusão. Os indicadores do tamanho do terreno e da capacidade dos equipamentos são impressionantes e podem ser conferidos na matéria de capa, juntamente com depoimentos de executivos da Suzano.

A operação ambientalmente responsável, um dos requisitos para a competitividade futura das empresas na bioeconomia e marca registrada do Projeto Cerrado, tem como base a prática do conceito de inovabilidade, traduzido pela Suzano como a inovação a serviço da sustentabilidade. Esse enfoque é extremamente importante frente ao cenário de estruturação do mercado de carbono, que ganhou destaque durante a COP 29 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024.

O tema da COP 29 é abordado nesta edição em nossa entrevista com o executivo Adriano Scarpa, gerente de Mudanças do Clima da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que participou do evento representando a Associação, juntamente com outras empresas brasileiras, como a Suzano e a Biomas, empresa dedicada às atividades de restauração, conservação e preservação de florestas no Brasil.

Em linhas gerais, a participação do setor de base florestal nacional foi positiva na COP 29 e lança uma perspectiva de trabalhos intensos que a nossa indústria deverá desenvolver até estruturar e regulamentar o mercado de carbono do País. Este mercado tem como referência experiências de outros países que estão mais avançados em suas implementações e será o âmbito de atuação de uma nova economia, que contempla a descarbonização do setor industrial como um todo.

A O Papel deste mês traz ainda suas colunas e colunistas sobre gestão, liderança, preços, produção e vendas, aparas e energia renovável, além de artigos técnicos e reportagem especial sobre a TECH CORR 2024. Esse evento apresentou inovações e oportunidades para o setor de papelão ondulado, e também vale conferir nesta edição.

Uma ótima leitura a todas, todês e todos, e até a próxima edição, que fechará o nosso ano de 2024 e dará início a um novo ciclo editorial!

Últimas Notícias

Suzano e Todos Pela Educação firmam parceria para fortalecer a educação pública

O acordo apoia três frentes estratégicas da organização: advocacy direto, monitoramento público e articulação da Coalizão Educação Já.

Lubrizol e Suzano apresentam o inovador Carbopol® Biosense polymer

Feito com celulose microfibrilada (MFC), lançamento da Lubrizol oferece diferenciais à indústria cosmética ao aliar alta performance a sustentabilidade

SWQPE 2025 debate inovação em celulose, papel e energia

Especialistas discutiram avanços em qualidade da madeira, polpação química e biorrefinaria no simpósio realizado na Esalq-USP

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades