A Suzano lançou sua primeira emissão de panda bonds, uma modalidade de título de dívida em renminbi (moeda chinesa) que permite que empresas estrangeiras captem recursos no mercado chinês, conforme fato relevante publicado hoje, 14 de novembro. A emissão, conduzida pela subsidiária Suzano International Finance B.V., alcançou o montante de RMB 1,2 bilhão (cerca de US$ 165 milhões) com vencimento em novembro de 2027. A taxa de cupom anual foi fixada em 2,8%, com um rendimento ajustado para dólar de aproximadamente 4,7% ao ano após operação de swap.
Os panda bonds emitidos pela Suzano foram classificados como green bonds, títulos verdes cuja arrecadação é destinada a projetos que beneficiam o meio ambiente, atendendo aos princípios dos Green Bond Principles da International Capital Markets Association (ICMA) e ao China Green Bond Standard. A Suzano também obteve uma avaliação externa independente pela Sustainalytics, uma empresa de referência em análise de sustentabilidade, garantindo que os recursos captados serão aplicados em projetos florestais sustentáveis, certificados pelo Forest Stewardship Council® (FSC®) e pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes (PEFC).
Leia também:
Suzano expande portfólio de bioprodutos sustentáveis na China
Navio ‘Green Santos’ da Suzano conclui primeira viagem até a China
Suzano Inaugura Hub De Inovabilidade Na China
A Suzano utilizará os recursos para expandir suas plantações de eucalipto certificadas, que seguem rigorosos padrões de sustentabilidade e são essenciais para sua produção de celulose, um insumo amplamente utilizado na fabricação de papel, tecidos e até biopolímeros. Com essa operação, a Suzano consolida sua estratégia de buscar financiamentos com menores custos e em diferentes moedas, diversificando suas fontes de capital em mercados internacionais e fortalecendo sua presença na Ásia, região de grande importância para o consumo de celulose.
Os panda bonds foram registrados na National Association of Financial Market Institutional Investors (NAFMII) na China, mas, conforme legislação local, não estarão disponíveis para investidores brasileiros ou americanos, pois não foram registrados junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou à U.S. Securities and Exchange Commission (SEC).
As emissões de panda bonds cresceram 44% até julho deste ano, atingindo US$ 17 bilhões, impulsionadas principalmente por exportadores de commodities que buscam aproveitar os custos mais baixos do mercado interno chinês.
O que são green panda bonds?
Panda Bond + Característica Verde
= Green Panda Bond
Os green panda bonds são praticamente iguais
aos outros panda bonds (títulos denominados
em yuan emitidos na China continental por
uma entidade estrangeira), com a diferença
de que:
- O emissor chama o título de “verde”
- Os recursos da emissão são destinados a
ativos ou projetos verdes - O emissor rastreia e divulga a utilização dos
recursos provenientes da emissão para fins de
conformidade /Fonte: Green Finance LAC