Suzano Registra Diversas Espécies De Animais

    Suzano registra diversas espécies de animais em área florestal de Avaré (SP)
    Os registros foram realizados por meio do sistema de videomonitoramento do Programa Colmeias
    Evidências em vídeo flagraram a presença de espécies de Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), onça-parda (Puma concolor), tatu-de-rabo-mole (Cabassous sp), jaguatirica (Leopardus pardalis) e irara (Eira barbara) em uma área florestal da Suzano em Avaré (SP).  Os registros foram realizados neste ano, por meio do sistema de videomonitoramento.
     
    Nas imagens, os animais se aproximam das colmeias instaladas pelos(as) apicultores(as), que participam do Programa Colmeias em meio aos plantios de eucalipto da empresa, e é possível ver as espécies caminhando tranquilamente nas estradas que dão acesso à fazenda. “Esses registros foram comemorados por diversos motivos. As imagens evidenciam o manejo sustentável em nossas operações, a convivência harmoniosa da fauna e as nossas ações para a conservação da biodiversidade em nossa área florestal no Estado de São Paulo”, diz Maria Rangel, consultora de Meio Ambiente Florestal da Suzano.
     
    O Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), a onça-parda (Puma concolor) e a jaguatirica (Leopardus pardalis) são listados como “vulneráveis” na Lista Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção, do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Já a irara (Eira barbara) está listada como preocupante na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), exceto para a sua subespécie, e o tatu-de-rabo-mole (Cabassous sp) é ameaçado devido à caça, perseguição e destruição do seu habitat.
     
    Conservação
    A Suzano possui 4.364 espécies de fauna e flora catalogadas por meio do seu Programa de Monitoramento da Biodiversidade. Desse total, 2.268 espécies foram registradas no Estado de São Paulo, sendo 1.562 de flora e 706 de fauna silvestre, dos quais 212 são endêmicas e 140 ameaçadas de extinção.
     
    Aproximadamente 1 milhão de hectares de florestas nativas são destinadas a conservação da biodiversidade na empresa. Sendo mais de 130.000 hectares no Estado de São Paulo, que contam com três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Além disso, cerca de 12.172 hectares de áreas estão em processo de restauração na região.
     
    “Priorizamos o manejo sustentável em nossa base florestal para a conservação ambiental com a formação de corredores ecológicos para a passagem dos animais”, completa Maria.
     

    Últimas Notícias

    Com investimento de R$ 33 milhões, Valmet inaugura nova unidade industrial em Sorocaba (SP)

    A Valmet inaugura um centro de R$ 33 milhões em Sorocaba para manutenção de rolos de papel e celulose, fortalecendo sua presença na América do Sul.

    Segmento de aparas poderá enfrentar desafios para abastecer o mercado

    "Com a economia dando sinais de recuperação, se a demanda iniciar 2024 aquecida, poderemos ter falta de material mesmo com o mercado continuando a receber grandes volumes de papel de fibra virgem", aponta Pedro Vilas Boas, da Anguti Consultoria

    Nova fase de aumentos de preços das celuloses ocorre no 4T23

    A Europa e a China registram aumentos nos preços da celulose em dólar. Indícios apontam estabilidade nos EUA, indicando o fim da baixa de preços de set/2022 a ago/2023. Mercados de papéis mostram variações mistas em out/nov. No Brasil, papéis cartão estáveis, papéis miolo e kraftliner aumentam levemente, papel capa reciclada diminui.

    Branded Contents

    Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel amplia foco em sustentabilidade

    Em um cenário industrial sempre mais competitivo e de constantes transformações são cada vez mais comuns projetos que exigem a implementação de processos inovadores...

    IPEL Revoluciona Gestão de Insumos Químicos e Amplia Competitividade com Siderquímica

    Em resposta ao aumento dos custos de produção, a fabricante de papéis tissue IPEL reformulou sua gestão de insumos químicos em parceria com a Siderquímica. Resultando em redução de custos, estabilidade operacional e melhoria na qualidade dos produtos, a colaboração gerou benefícios expressivos e promete futuras inovações.

    Química Nova Brasil: Inovação e Excelência no Setor Químico Nacional

    A Química Nova Brasil (QNB) destaca-se no mercado de produtos químicos pela inovação e qualidade, fundamentada em alta tecnologia e uma equipe especializada. Com estratégias bem definidas e visão para o futuro, a empresa está posicionada para liderar e expandir sua presença na indústria.

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter e receba com exclusividade novidades e notícias do setor.