As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Sylvamo Apresenta Projetos Para A Preservação Ambiental

Sylvamo apresenta projetos para a preservação do meio ambiente por meio de sua cartilha de educação ambiental

Notícia continua após o anúncio

 

A Sylvamo, empresa de papel do mundo e detentora das marcas Chamex, Chamequinho e Chambril, apresenta cartilha de educação ambiental para ressaltar a importância do cuidado com o meio ambiente e apresentar as iniciativas de conservação de recursos hídricos, preservação e restauração das florestas nativas, manejo florestal sustentável e as boas práticas aplicadas em todo o processo de fabricação do papel.
 

Conservação de recursos hídricos
 

A água é um recurso fundamental e com sua escassez, é necessário cada vez mais pensar em soluções para sua economia e renovação. Em casa, é possível reduzir o consumo diminuindo o tempo de uso, consertando vazamentos, entre outras pequenas atitudes rotineiras que fazem uma grande diferença para o meio ambiente. Já na companhia, além de sua meta de redução de consumo, a Sylvamo devolve para os rios mais de 95% da água tratada usada em suas fábricas no Brasil.

Além do uso consciente deste recurso, a companhia também está focada na proteção e conservação das nascentes. Para isso, em parceria com o WWF-Brasil, a Sylvamo possui o Programa Raízes de Mogi Guaçu, responsável por proteger e recuperar nascentes e beiras de rio da Mata Atlântica na bacia do rio Mogi Guaçu.

”Por meio da iniciativa, já foram plantadas mais de 60 mil mudas de árvores nativas e restaurados mais de 64 hectares, além da proteção de 37 nascentes na região. Investir em iniciativas direcionadas à conservação do meio ambiente é uma forma de reforçar nosso compromisso com nossos parceiros, comunidade local e o planeta.”, comenta Mariana Claudio, gerente executiva do Instituto Chamex.

 

Preservação e restauração das florestas nativas
 

A conservação das florestas é fundamental para a qualidade do ar e a diminuição da emissão de gases no planeta. A produção da Sylvamo é proveniente de florestas de eucalipto plantadas para este fim, que além de ajudar para melhorar a qualidade do ar, é sustentável. Além das florestas plantadas de eucalipto, a empresa é responsável por conservar mais de 26 mil hectares de florestas nativas, o equivalente a 30 mil campos de futebol.

Toda operação da produção do papel é feita com muito cuidado, de forma sustentável e responsável, desde o cultivo dos eucaliptos nas florestas plantadas até a distribuição

 

Para fortalecer ainda mais as florestas, a companhia conta com os programas Verde Mel e Apicultura Solidária, que atuam na multiplicação das abelhas para polinização das matas, além de trabalhar com a capacitação de produtores e multiplicadores e auxiliar na geração de renda por meio de produtos e subprodutos.
 

Cuidado com a sociedade, nosso papel no mundo
 

Além da produção, é necessário pensar na destinação do papel após o uso, por isso a reciclagem é tão importante. Geralmente, ela contempla 4 etapas:

Descarte: separação dos materiais e entrega nos postos de reciclagemColeta: coleta pela rede municipal ou outras organizações responsáveisTriagem: separação de todos os tipos de resíduos para reciclagem e o que não é reciclávelReciclagem: direcionamento do material que pode ser reaproveitado das cooperativas para empresas finais de reciclagem.

”Estamos comprometidos com a saúde de longo prazo de todo o nosso ecossistema, o que inclui nossas comunidades e nossos profissionais. As pessoas são o nosso recurso mais importante, e tornar nossas comunidades mais fortes constrói um futuro melhor para todos nós”, completa a executiva.

 

Para saber mais, clique aqui e acesse a cartilha digital.

Últimas Notícias

Olimpíadas de Paris já tem vitória na sustentabilidade

Camas de papelão e edifícios de madeira são algumas das novidades da Vila Olímpica

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, é nomeado CEO do Ano da Fastmarkets LatAm

O prêmio será entregue na 19ª Conferência Anual de Produtos Florestais da América Latina da Fastmarkets

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

Eldorado reduz incêndios florestais em 88% em 2023 com tecnologia avançada e treinamento.Monitoramento 24h, câmeras AI e capacitação comunitária são os pilares

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades